<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 08:32:23 Jun 17, 2021, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

UNESCO declara que a educação ambiental deve ser um componente curricular básico até 2025

20/05/2021

Mais de 80 ministros e vice-ministros, bem como 2,8 mil atores envolvidos com a educação e o meio ambiente, se comprometeram a tomar medidas concretas para transformar a aprendizagem para a sobrevivência de nosso planeta, ao adotar a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no final de uma Conferência Mundial virtual realizada de 17 a 19 de maio de 2021.

A Conferência, acompanhada online por mais de 10 mil espectadores, foi organizada pela UNESCO em cooperação com o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha e, como parceiro consultivo, a Comissão Nacional da Alemanha para a UNESCO.

A UNESCO fez um pedido para que a EDS seja um componente central de todos os sistemas educacionais, em todos os níveis, até 2025.  

A educação pode ser uma ferramenta poderosa para transformar nossa relação com a natureza. Devemos investir neste campo para preservar o planeta.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO

O lançamento de uma nova publicação da UNESCO, que analisou em detalhes os planos e os currículos de educação de 50 países, fundamentou os debates do evento. Em sua análise, a UNESCO descobriu que mais da metade desses planos e currículos não fazem qualquer referência à mudança climática, e apenas 19% deles tratam sobre biodiversidade.

A Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável descreve uma série de políticas para transformar a aprendizagem, abrangendo ensino, aprendizagem, treinamento profissional e engajamento cívico. Também destaca a necessidade de implementar a EDS com foco em habilidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, habilidades de colaboração, resolução de problemas e construção de resiliência.

Precisamos de capacitação para que o desenvolvimento sustentável não seja um privilégio de poucos, mas, sim, acessível a todas as pessoas. O sucesso do programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 nos aproximará de todos os ODS.

Angela Merkel, chanceler alemã

Em seu discurso de abertura, a chanceler alemã, Angela Merkel, descreveu a ampla rede de parceiros da Alemanha, a qual está trabalhando na área da sustentabilidade em cursos de capacitação e em todos os níveis educacionais.

Ao longo da Conferência, os países compartilharam planos para integrar a EDS. A ministra federal alemã de Educação e Pesquisa, Anja Karliczek, compartilhou os compromissos de 18 países da União Europeia em implementar o marco de ação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030, e a destacou como um impulsionador para o cumprimento de todos os ODS.

Devemos nos concentrar não apenas na expansão do acesso e na melhoria dos resultados da aprendizagem, mas também no tipo de educação necessária em nosso mundo. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável estará no centro da reimaginação da educação.

Amina Mohammed, secretária-geral adjunta da ONU

Laurent Fabius, que presidiu a COP 21, ocasião em que o Acordo de Paris foi selado, afirmou que “a luta contra a mudança climática começa na escola”. Ele lembrou dos compromissos do Acordo de Paris com a educação e pediu maiores esforços para melhorar a formação de professores em EDS e aumentar seu financiamento. “2021 é o ano em que superaremos a pandemia e embarcaremos em um modelo de desenvolvimento sustentável para o futuro, modelo este que deve incluir a EDS. Se perdermos esta ocasião, perderemos décadas. Esta é uma corrida contra o relógio”.

As vozes dos jovens foram ouvidas em uma plataforma ao longo da Conferência, que os considerou líderes do chamado à mudança, para que possam #LearnForOurPlanet.

Construir um estilo de vida totalmente novo não é fácil, mas tenho certeza de que, devagar e juntos, podemos fazer isso. Porém, a educação precisa nos dar as ferramentas para fazê-lo. Aprender sobre e para o nosso planeta deve fazer parte da educação de todos os jovens, em todo o mundo.

Rajwa Pandhita, estudante da Indonésia

A aprovação da Declaração de Berlim criará um impulso para a implementação do roteiro da EDS para 2030 – o marco para esta década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Cada Estado-membro da UNESCO será convidado a criar uma rede de atores que, juntos, poderão implementar essa visão ambiciosa para a educação.

A começar por Berlim, 2021 proporcionará oportunidades importantes para os governos aplicarem esses compromissos, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15) e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), em Glasgow.