<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 20:39:22 Sep 21, 2021, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Concertos digitais unem os cidadãos na Cidade do México

03/04/2020
03 - Good Health & Well Being

 A Cidade do México, uma Cidade Criativa do Design da UNESCO (UNESCO Creative City of Design) desde 2017, se transformou em um centro artístico de renome mundial e um ponto de acesso para a criatividade. A megalópole em constante crescimento e desenvolvimento, lar de 22 milhões de habitantes, foi reconhecida por sua abordagem inovadora ao design depois de receber o título de Capital Mundial do Design em 2018.

O design e a criatividade são amplamente reconhecidos como alavancas para mudanças sociais, econômicas e culturais, e estão no centro da estratégia de desenvolvimento social da cidade. A Cidade do México tem diversos festivais de design, incluindo o Abierto Mexicano de Diseño, a Semana de Design do México e a Cidade Mextrópoli.

Para fornecer aos moradores da cidade acesso regular a serviços culturais, bem como fortalecer laços sociais e promover a cooperação entre as comunidades durante a atual disseminação da COVID-19, o Ministério da Cultura da Cidade do México lançou um site exclusivo e inovador, Capital Cultural en Nuestra Casa (Capital Cultural em Nossa Casa). O site permite que os habitantes participem virtualmente de eventos e atividades culturais programadas, apoiando dessa forma artistas e trabalhadores culturais, apesar das restrições às aglomerações públicas.

Essa plataforma online reúne e fornece acesso a todas as atividades culturais digitais oferecidas pelas entidades públicas e por outras instituições culturais da cidade.

Um dos principais eventos promovidos por essa plataforma inovadora foi o concerto digital “Noche de primavera” (“Noite de primavera”), realizado em 21 de março de 2020, para comemorar o início da estação. Muitos músicos mexicanos aclamados de diversos gêneros e origens participaram desse concerto. O evento foi transmitido pelo Teatro de la Ciudad e reuniu 1,5 milhão de espectadores online, o que fez dele um grande sucesso.

Graças a esse site dedicado, os “Grandes festivais” – composto pelos 17 grandes festivais geralmente organizados ao longo do ano – serão transmitidos nos próximos meses, conforme anteriormente programado.

Links:

http://www.capitalculturalennuestracasa.cdmx.gob.mx/

 

Hashtags

#ennuestracasa

#quédatencasaCDMX