Banner Biennale

Bienal de Luanda

"Vamos nos basear em nossos valores, nossas tradições, nossa cultura para encontrar o caminho para a prosperidade e a paz"

Dr. Denis Mukwege (Prêmio Nobel da Paz de 2018)

Organizada por uma parceria entre a UNESCO, o governo de Angola e a União Africana, a Bienal de Luanda – “Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz” tem como objetivo promover a prevenção da violência e a resolução de conflitos pelo incentivo ao intercâmbio cultural na África e ao diálogo entre gerações, e pela promoção da igualdade de gênero. O evento fornece um espaço de reflexão e divulgação de obras artísticas, ideias e boas práticas relacionadas à cultura de paz, e reúne representantes de governos, sociedade civil, comunidade artística e científica, além de organismos internacionais.

 

Iniciativas da Juventude
Aliança de Parceiros
Fóruns Temáticos
Festival das Culturas
Promoção de uma cultura de paz

Embora as oportunidades de desenvolvimento sustentável na África estejam aumentando, o continente ainda enfrenta muitos desafios, incluindo o risco de grande instabilidade e conflitos. A UNESCO defende a promoção de uma cultura de paz e não violência na África, com base nos valores compartilhados pelos africanos.

Culture of Peace
Um evento mundial de cinco dias...

organizado em torno de quatro eixos:

  • Diálogo intergeracional de líderes e jovens
  • Fóruns temáticos e das boas práticas
  • Aliança de Parceiros para uma Cultura de Paz na África
  • Festival das Culturas

 

...que você pode acompanhar ao vivo!

Interpretações disponíveis em inglês, francês e português ao longo dos 5 dias do evento.

Yaoundé
Uma celebração do tema de 2021 da União Africana!

A Bienal é também uma grande oportunidade para celebrar o tema de 2021 da União Africana, “Artes, cultura e patrimônio: alavancas para construir a África que queremos” e para ampliar o tema de 2020, “Silenciar as armas na África”.

O continente africano é conhecido por sua diversidade e profusão cultural e natural. Expressa por meio de suas artes, artesanato, vestuário, culinária, música e línguas, a riqueza da cultura africana funciona como um catalisador para o desenvolvimento socioeconômico do continente. A Bienal de Luanda oferece um espaço privilegiado de intercâmbio, para destacar a riqueza desse patrimônio material e imaterial africano e explorar as soluções inovadoras e inclusivas que daí decorrem para que África prospere.

 

AU Theme of the year
Semaine africaine
Semaine du son
“Meu desejo é que este Fórum, que reúne grandes mentes de diferentes origens, realize uma análise sem complacência das preocupações africanas quanto à apropriação da promoção da cultura de paz no continente.”
Exmo. Sr. Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da UA
Semaine africaine