<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 05:46:02 Dec 22, 2021, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Press release

UNESCO estabelece ambiciosos padrões normativos internacionais para a ciência aberta

25/11/2021

O primeiro marco de ação internacional sobre ciência aberta foi aprovado por 193 países participantes da Conferência Geral da UNESCO. Ao tornar a ciência mais transparente e acessível, a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta tornará a ciência mais justa e inclusiva. 

Por meio da ciência aberta, os cientistas e os engenheiros utilizam de forma mais ampla as licenças abertas para compartilhar suas publicações e dados, além de software e até mesmo hardware. Assim, a ciência aberta deve aumentar a cooperação científica internacional. 

A pandemia de COVID-19 enfatizou a maneira pela qual as práticas de ciência aberta, assim como o acesso aberto a publicações científicas, o compartilhamento de dados científicos e a colaboração para além da comunidade científica, podem acelerar a pesquisa e fortalecer os vínculos entre a política científica e a sociedade. A Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta impulsionará a aprovação mais ampla de práticas abertas, incentivará um maior endosso da ciência aberta e garantirá que os resultados da pesquisa sejam benéficos para todos.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO

Cerca de 70% das publicações científicas estão bloqueadas por acessos pagos. No entanto, nos últimos dois anos, essa proporção caiu para cerca de 30%, especificamente para as publicações sobre COVID-19. Isso mostra que a ciência pode ser mais aberta.

Pela primeira vez, uma definição universal

Até hoje, não havia uma definição universal de ciência aberta e os padrões existiam apenas em âmbitos regional, nacional ou institucional. Ao aprovar a Recomendação, 193 países concordaram em cumprir os padrões comuns para a ciência aberta. Ao se apoiarem em um conjunto de valores compartilhados e em princípios orientadores, os países aprovaram um roteiro comum a todos.

Com seu mandato em ciências, a UNESCO está conduzindo a mudança para a ciência aberta em âmbito mundial e garantindo que ela realmente contribua para preencher as lacunas de conhecimento e tecnologia entre os países e dentro deles.

A ciência aberta pode ser uma ferramenta poderosa para reduzir as desigualdades entre os países e promover o direito humano de desfrutar e se beneficiar do progresso científico, conforme estipulado no Artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Com esta Recomendação, os Estados-membros concordaram em adotar a cultura e a prática da ciência aberta e em apresentar relatórios a cada quatro anos sobre seu progresso.

A Recomendação pede que os Estados-membros estabeleçam mecanismos de financiamento regional e internacional para a ciência aberta e garantam que toda a pesquisa financiada com fundos públicos respeite os princípios e os valores fundamentais da ciência aberta. 

A Recomendação também pede que os Estados-membros pesquisem sobre infraestruturas para a ciência aberta e as desenvolvam um marco de ação que descreva as aptidões e as competências exigidas para aqueles que desejam participar da ciência aberta. Essas partes interessadas incluem pesquisadores de diferentes disciplinas e em diferentes etapas de suas carreiras. 

Os Estados-membros são incentivados a priorizar sete áreas na implementação da Recomendação: 

  1. promover um entendimento comum sobre a ciência aberta e seus benefícios, bem como seus desafios associados e seus diversos caminhos;
  2. desenvolver um ambiente político favorável para a ciência aberta;
  3. investir em infraestrutura e serviços que contribuam para a ciência aberta;
  4. investir em treinamento, educação, alfabetização digital e capacitação, para permitir que pesquisadores e outras partes interessadas participem da ciência aberta;
  5. fomentar uma cultura de ciência aberta e alinhar incentivos para ela;
  6. promover abordagens inovadoras para a ciência aberta em diferentes etapas do processo científico; e
  7. promover a cooperação internacional e multissetorial no contexto da ciência aberta, com o objetivo de reduzir lacunas digitais, tecnológicas e de conhecimento.

Contato de mídia: Clare O’Hagan, c.o-hagan@unesco.org

Mais informações: 

* No início de 2022, a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta estará disponível em português.