<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:44:19 Dec 23, 2021, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Segunda Reunião do Comitê Científico

26/08/2021
16 - Peace, Justice and Strong Institutions
17 - Partnerships for the Goals

Em 19 de agosto, o Comitê Científico da Bienal de Luanda se reuniu pela segunda vez para discutir e se preparar a Bienal de Luanda 2021.

 

Essa reunião teve como objetivo discutir e contribuir para o programa da Bienal de 2021 e, de forma mais ampla, para continuar sua contribuição intelectual sobre as questões prioritárias que afetam o continente africano.

Durante o debate, os diretores do Instituto de Estudos para a Paz e a Segurança (IPSS) da Universidade de Adis Abeba, na Etiópia, e do Centro Internacional do Cairo para Resolução de Conflitos, Manutenção da Paz e Construção da Paz (CCCPA) informaram o grupo e compartilharam o esboço da sessão inaugural sobre “A situação da paz e da segurança na África” em relação à identidade e à diversidade cultural, que os dois institutos apresentarão durante a Bienal.

Eles também falaram sobre a situação atual da segurança e da paz no continente, bem como sobre os mecanismos tradicionais existentes na África para lidar com as causas de conflitos, que serão abordados durante a sessão inaugural.

O grupo reafirmou o seu profundo compromisso de continuar a contribuir para a promoção da cultura de paz no continente, que deve ser definida como uma abordagem continental e essencialmente africana. Por meio de sua visão e de suas percepções, o grupo dará uma contribuição significativa para a abertura da Bienal.

Como resultado de sua reflexão, o Comitê Científico também incentivou o comitê de organização do evento a destacar no programa da Bienal o papel das mídias sociais na prevenção de conflitos, a questão da infodemia e da desinformação, além da necessidade da comunicação para a paz.

O Comitê concordou em continuar seu trabalho de assessoramento aos órgãos dirigentes da Bienal e em realizar, durante o evento, o lançamento de uma publicação sobre “identidades, culturas, ciência e valores compartilhados, em direção a uma epistemologia africana da paz”.

Para mais informações sobre o Comitê Científico, leia o artigo, "African Cultures for Peace and Security".