Biennale 2019

Nossos jovens líderes

Descubra os jovens líderes que participaram na Bienal de Luanda 2021!

Mais de cem jovens líderes responderam ao convite da UNESCO para indicações em junho de 2021. Esses jovens são da África e de suas muitas diásporas, e são líderes em suas comunidades. Eles participaram na Bienal de Luanda 2021 no âmbito do Diálogo Intergeracional. Esses jovens irão organizar seu debate de forma presencial e online em torno do tema central, “Diversidade cultural e patrimônio da África e suas diásporas: fogos de conflito ou solos de paz?”, que se divide em 4 temas e 10 subtemas.

TEMA 1 - A CONTRIBUIÇÃO DAS ARTES, DA CULTURA E DO PATRIMÔNIO PARA A PAZ SUSTENTÁVEL

Este tema ecoa, celebra e acompanha o Ano de 2021 da União Africana: “Artes, cultura e patrimônio: alavancas para construir a África que queremos”. Ele também faz referência à Aspiração 5 da Agenda 2063 e ao Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável de 2021. Explorou o conhecimento recente sobre como a cultura artística e o patrimônio interagem com os conflitos, a reconciliação e os esforços para construir sociedades mais pacíficas. O tema também destacou as maneiras pelas quais artistas, criadores e profissionais do patrimônio ajudam a prevenir, mitigar e apoiar a recuperação dos efeitos dos conflitos, das desigualdades e da pandemia da COVID-19.

Industry Creative
TEMA 2 - ENVOLVIMENTO DOS JOVENS COMO ATORES DE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS PARA A PREVENÇÃO DE CONFLITOS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Este Fórum pretendeu demonstrar que existe uma narrativa alternativa àquela que retrata os jovens como perpetradores ou vítimas de violência. É uma história alternativa que destaca as experiências vividas e os esforços diários de jovens mulheres e homens engajados como atores de transformações sociais para a prevenção de conflitos e para o desenvolvimento sustentável, por meio de várias atividades e projetos nos âmbitos comunitário, nacional, regional e continental.

Young Leaders
TEMA 3 - ÁFRICA E SUAS DIÁSPORAS FRENTE A CONFLITOS, CRISES E DESIGUALDADES

Apesar dos enormes bens que são capazes de criar condições positivas para uma cultura sustentável de paz e prosperidade, a África ainda mantém um persistente círculo vicioso de insegurança, desigualdade social e desastres naturais e humanos. Portanto, este Fórum visou a explorar e a apresentar os esforços e as iniciativas catalisadoras que podem combater as desigualdades e a violência, reduzir a pobreza e prevenir conflitos, explorando o forte potencial estratégico (em termos de demografia e recursos naturais) da África na construção da paz e do desenvolvimento sustentável.

Young Leaders
TEMA 4 - APROVEITAR O POTENCIAL DOS OCEANOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A PAZ

As águas costeiras e oceânicas da África ocupam uma área três vezes maior do que a massa terrestre e têm uma importância crescente como fonte potencial de crescimento econômico e empregos para a região. De forma conjunta com a Década Africana dos Mares e Oceanos (2015-2025) e a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), este quarto Fórum ofereceu a oportunidade de mobilizar as partes interessadas no oceano para assegurar que a África aproveite a ciência e a pesquisa oceânica para usar da melhor maneira o potencial da economia azul, bem como para prevenir conflitos.

Young Leaders