FAQ

Perguntas Frequentes

Tem alguma pergunta sobre a Bienal de Luanda? Encontre aqui todas as suas respostas!

A Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz é uma iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), da União Africana (UA) e do Governo de Angola que visa promover a prevenção da violência e a resolução de conflitos, incentivando o intercâmbio cultural em África e o diálogo entre gerações.

Como espaço de reflexão e divulgação de obras artísticas, ideias e boas práticas relacionadas com a cultura da paz, reúne representantes dos governos, da sociedade civil, da comunidade artística e científica e das organizações internacionais. Participa na implementação do "Plano de Ação para uma Cultura de Paz em África/Atuemos pela paz" adotado em Março de 2013 em Luanda, Angola, no Fórum Pan-Africano "Fontes e Recursos para uma Cultura de Paz".

A Bienal foi instituída pela Decisão 558/XXIV, aprovada em 2015 na 24.ª sessão da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, solicitando à Comissão da União Africana (AUC) que trabalhe para sua organização, em consulta com a UNESCO e o Governo da República de Angola.

Inspirado na Constituição da UNESCO, o conceito de  "cultura de paz" foi formulado no Congresso Internacional para a Paz nas Mentes dos Homens, realizado em Yamoussoukro, Costa do Marfim, em 1989. A UNESCO, seguida das Nações Unidas, iniciou então um processo de definição, estruturação e, em seguida, promoção do conceito de cultura de paz e não-violência no mundo, um compromisso refletido no final dos anos 90 com a adoção da Declaração e do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.

A "cultura da paz" consiste em "valores, atitudes e comportamentos que reflitam e promovem o convívio e a partilha baseado nos princípios da liberdade, da justiça e da democracia, de todos os direitos humanos, tolerância e solidariedade, que rejeitam a violência e estão inclinados a prevenir a conflitos".

- Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução A/53/25) 1998

O objetivo da Bienal de Luanda é trabalhar no sentido de uma apropriação e implementação diárias e sustentáveis individuais e coletivas, no continente, do conceito de cultura de paz.

O seu objetivo global é reforçar o Movimento Pan-Africano para uma Cultura de Paz e Não-Violência através da criação de:

  1. Uma plataforma global de cooperação para a elaboração de estratégias de prevenção da violência e dos conflitos e a disseminação de iniciativas e boas práticas, para a construção de uma  paz e desenvolvimento sustentáveis em África (Fóruns Temáticos)
  2. Um espaço de discussão entre os jovens de África e as suas diásporas e os líderes africanos (Diálogo Intergeracional).
  3. Espaço de intercâmbio entre as identidades culturais de África e as suas diásporas, um privilegiado ponto de encontro para as artes, culturas e património como instrumentos de diálogo, compreensão mútua e tolerância (Festival das Culturas);
  4. Uma parceria multi-partes entre governos, sociedade civil, comunidade artística e científica, sector privado e organizações internacionais. Uma grande oportunidade para apoiar programas emblemáticos para África, intensificando projetos e iniciativas que provaram o seu valor a nível local, nacional ou sub-regional (Aliança dos Parceiros para a Cultura da Paz em África).

 

O programa de cinco dias organizado em torno dos seguintes eixos:

  • Diálogo intergeracional entre líderes e jovens;
  • Fóruns temáticos e de boas práticas;
  • Lançamento da Aliança de Parceiros para a Cultura de Paz em África;
  • Festival das Culturas.

Leia aqui o programa da Bienal de Luanda 2021.

 

A Bienal de Luanda 2021 será alinhada com o tema 2021 da União Africana "Artes, cultura e património: alavancas para construir a África que queremos" e "Silenciar as armas em África".

Pode seguir a "Bienal TV", acessível gratuitamente a partir do site da Bienal com interpretações disponíveis em inglês, francês e português. Pode acompanhar ativamente as diferentes sessões, debates e concertos da Bienal que serão transmitidos ao vivo ao longo dos 5 dias do evento.

Não, a Bienal de Luanda 2021 é gratuita.

O programa provisório e a lista de oradores estão disponíveis online clicando aqui. Nas próximas semanas, iremos atualizar o programa e serão anunciadas novos oradores. Consulte regularmente o nosso site e as redes sociais (@unescoNOW no Twitter/@unesconow Instagram).

Clique aqui para saber mais sobre a Aliança dos Parceiros.

Siga a Bienal de Luanda em:

Hashtag Oficial: #BiennaleLuanda

Clique aqui para aceder à Sala de imprensa da Bienal de Luanda e para encontrar todos os contactos relevantes, informação e material de comunicação dedicado à imprensa para a Bienal de Luanda 2021.

Clique aqui para saber mais sobre a equipa da UNESCO.