Intergenerational Dialogue

Diálogo Intergeracional

Construir pontes entre gerações dedicadas a uma África pacífica

De 4 a 8 de outubro de 2021, a UNESCO, a União Africana e o Governo de Angola estão organizando em conjunto a segunda edição da Bienal de Luanda. Na tarde do primeiro dia do evento será realizado o Diálogo Intergeracional de Líderes e Jovens, cujo tema central a ser discutido será Diversidade cultural e patrimonial da África e de suas diásporas: fonte de conflitos ou solo fértil para a paz? 

Intergenerational Dialogue
Um breve histórico do Diálogo Intergeracional

O Plano de Ação por uma Cultura de Paz na África/Make Peace Happen foi aprovado em março de 2013, em Luanda, Angola, durante o Fórum Pan-africano sobre fontes e recursos por uma cultura de paz. Como parte de seus esforços de implementação, a Bienal de Luanda ocorreu pela primeira vez em setembro de 2019. Junto ao Festival de Culturas, à Aliança de Parceiros e ao Fórum Temático e Boas Práticas, o Diálogo Intergeracional é um dos principais eixos fundamentais da Bienal de Luanda. Juntos, eles visam a fortalecer o Movimento Pan-africano por uma Cultura de Paz e Não Violência na África.

Intergenerational Dialogue
"Os próprios jovens devem continuar a mostrar que são responsáveis e transparentes em seus compromissos"
Johnpaul Ekene Ikwelle, jovem líder
Intergenerational Dialogue

Na primeira edição, mais de 1300 jovens foram envolvidos, tanto online quanto no site do Fórum de Juventude, para compartilhar experiências e discutir sobre recomendações para Estados-membros, União Africana, agências do Sistema das Nações Unidas , e para PAYNCOP e organizações de jovens sobre dois tópicos principais – juventude, paz e segurança, e criatividade, empreendedorismo e inovação no continente africano. Na segunda edição, a Bienal de Luanda continuará a consolidar seus compromissos ao construir pontes de diálogo entre líderes e jovens dedicados a promover uma cultura de paz duradoura e não violência no continente africano. O marco de ação do tema da UA para 2021, “artes, cultura e patrimônio: alavancas para construir a África que queremos”, e o seguimento ao tema de 2020 (estendido para 2030) “silêncio das armas”, o Diálogo Intergeracional irá discutir sobre a questão da “diversidade cultural e patrimonial da África e de suas diásporas: fonte de conflito ou solo fértil para a paz?”.

 

Intergenerational Dialogue
Envolver a juventude africana na Bienal de Luanda!

Para a Bienal de Luanda de 2021, mais de 100 jovens participantes de todas as partes do mundo – particularmente com foco nos países da UA e da Diáspora – irão se unir ao Diálogo Intergeracional com ministros encarregados das áreas de juventudes e cultura para debater sobre a importância da diversidade cultural e patrimonial da África e de suas diásporas para promover a cultura de paz no continente.

Os jovens e os líderes irão discutir sobre a apropriação nacional da Convenção sobre Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (outubro de 2003), a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (outubro de 2005) e seus impactos positivos sobre o incentivo à paz, à coexistência e à interação de diferentes identidades culturais e patrimoniais em toda a África; e, em segundo lugar, questionar a relação dos jovens com sua cultura e como eles constroem sua identidade cultural em sua relação com a alteridade.

Logos
""Os jovens devem acreditar neles mesmos e em seu poder para melhorar a África."
Salimatou Fatty, jovem ativista dos direitos humanos
Salimatou Fatty
Um diálogo online!

Em resposta ao convite online para candidaturas, lançado em 30 de junho de 2021, mais de 100 jovens da África e de suas diásporas (moças e rapazes) foram selecionados para participar do Diálogo Intergeracional de 2021.

Os jovens selecionados irão desenvolver e implementar em conjunto um programa intitulado "Jovens envolvidos no movimento pan-africano por uma cultura de paz e não violência", cujo objetivo é possibilitar a participação efetiva dos jovens e suas organizações no Diálogo Intergeracional e nos Fóruns Temáticos e Boas Práticas da Bienal de Luanda, assim como sua contribuição efetiva, em longo e médio prazos, ao Movimento Pan-africano por uma Cultura de Paz e Não Violência.

 

Intergenerational Dialogue
O Diálogo Intergeracional
Mais de 100 jovens de 49 países africanos e 13 diásporas!
IYD 2021
49 países africanos

Argélia, Angola, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cameroun, Cabo Verde, Comores, Congo, Costa do Marfim, Djibouti, Egito, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Quênia, Libéria, Líbia, Madagascar, Malaui, Mali, Marrocos, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Ilhas Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Youth
Mais 13 países de todas as partes do mundo!

Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, França, Haiti, Peru, Portugal, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos da América e Suécia.

Diasporas