<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 23:39:31 Dec 23, 2021, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Idea

É hora de lançar o pacote de recuperação educacional

29/01/2021
04 - Quality Education
05 - Gender Equality

Por Stefania Giannini, diretora-geral adjunta de Educação da UNESCO

A humanidade gosta de resoluções claras para as crises e foge das incertezas. Conforme o novo ano começa, o mundo não tem nenhum dos dois – a pandemia está ressurgindo, as campanhas de vacinação ainda estão engatinhando e o futuro nunca foi mais incerto – especialmente para os 1,6 bilhão de estudantes e seus professores de todo o mundo.

Durante meses, suas escolas e universidades estiveram fechadas, o que levou a um enorme êxodo para o ensino remoto, do qual cerca de 500 milhões de estudantes ficaram de fora. Agora, os governos estão lutando com medidas restritivas para conter o vírus. Como resultado disso, cerca de 800 milhões de estudantes ainda enfrentam grandes interrupções em sua escolaridade, que vão desde o fechamento de escolas em 31 países até horários de estudo reduzidos ou em meio período em muitos outros. Em média, dois terços de um ano acadêmico foram perdidos em todo o mundo devido aos fechamentos totais ou parciais causados pela COVID-19.

Há seis meses, o secretário-geral da ONU alertou sobre uma catástrofe geracional – é provável que estejamos caminhando em direção a ela. Não estamos mais em uma emergência, mas em uma “crise prolongada” que é cada vez mais devastadora – não apenas no âmbito educacional, mas também social, econômico e mental. Vemos histórias de aumento do trabalho infantil, gravidez na adolescência, violência de gênero e desnutrição, além de relatos de estudantes universitários sofrendo de extremo isolamento social, pobreza desesperadora e perspectivas obscuras. A pandemia expôs o quanto as escolas, os professores e os educadores são importantes para a sociedade. Eles não estavam prontos para suportar esse choque e necessitam de apoio para resolver o problema e reconstruir uma situação ainda melhor.

IEstá na hora de lançar um pacote de recuperação educacional sério. O aprendizado perdido não está mais sendo contado em dias e semanas, mas em meses. Os mais vulneráveis foram os mais atingidos. A pandemia ampliou as desigualdades, amplificando uma crise de aprendizagem que já existia antes da pandemia.

Espera-se que pelo menos 24 milhões de crianças e jovens não voltem à escola devido apenas ao impacto econômico da crise. Sem que se faça da educação um pilar dos planos de recuperação, ao lado da saúde, dos empregos e do clima, as sociedades irão alimentar, em vez de reverter, o aumento da desigualdade, da pobreza e das divisões sociais. 

Stefania Giannini, diretora-geral adjunta de Educação da UNESCO

Colocar o mundo em uma direção mais resiliente, verde e inclusiva não será possível sem investir naqueles que são os guardiães do nosso futuro.  

Um pacote de recuperação para a educação centra-se na inclusão, na resiliência e na transformação. Trata-se de não deixar ninguém para trás, preparando-se para choques futuros e orientando o ensino e a aprendizagem para os desafios globais do nosso tempo. 

O primeiro imperativo consiste em reabrir as escolas de forma segura e inclusiva, tomando todas as medidas para proteger a saúde e o bem-estar dos estudantes, dos professores e dos educadores. Para isso, os 100 milhões de professores e educadores do mundo devem ser considerados um grupo prioritário nas campanhas de vacinação. Eles são trabalhadores da linha de frente e os atores mais importantes na recuperação educacional. Tampouco podemos permitir que as restrições econômicas e as normas de gênero impeçam o retorno à escola. Cada escola deve priorizar os estudantes mais vulneráveis e desfavorecidos, que foram mais atingidos pelos fechamentos: primeiro, ao rastrear aqueles que correm risco de não retomar os estudos e fornecer transferências monetárias condicionais às famílias mais pobres; segundo, ao garantir que as escolas ofereçam programas de recuperação e atualização da aprendizagem; terceiro, ao estimular a saúde e a nutrição nas escolas. Tudo isso oferece fortes incentivos. Essa recuperação deve promover a inclusão social e a igualdade de gênero por meio da educação

O segundo imperativo consiste em construir resiliência a choques futuros, em áreas que vão da saúde até o meio ambiente. Não se trata apenas de tecnologia, mas da capacitação de seus usuários, reconhecendo a primazia da dimensão humana. Governos, parceiros públicos e privados devem intensificar as ações para reduzir a exclusão digital, ampliar a conectividade e a rede de energia elétrica, desenvolver conteúdos de qualidade sobre aprendizagem digital e apoiar os professores quanto ao domínio do ensino remoto e híbrido. Os sistemas educacionais resilientes contam com professores de confiança, treinados, respeitados e capacitados. A crise catalisou inovações e parcerias que a recuperação pode tomar como base para criar sistemas de aprendizagem mais flexíveis, colaborativos e personalizados.

O terceiro imperativo consiste em fornecer aos estudantes as habilidades para criar um futuro mais sustentável, justo e pacífico. Nossos sistemas de educação precisam ser reorientados para tratar dos desafios da economia verde e digital, da economia solidária, da economia criativa. Devem fornecer aos estudantes o conhecimento e a mentalidade para responder à mudança climática, que é a ameaça existencial do nosso século. Eles necessitam desenvolver resiliência quanto à desinformação que aumentou durante esta pandemia, assim como precisam conectar o aprendizado com as questões da vida real, para promover a consciência e a responsabilidade em relação ao nosso único planeta. 

A pandemia tem revelado e aprofundado as desigualdades na educação. O maior perigo é não reconhecer o poder da educação para reconstruir sociedades mais inclusivas, resilientes e inovadoras. Não é suficiente proteger o financiamento da educação; é suicídio cortá-lo. Como as nossas economias, a educação necessita de estímulo. No entanto, a educação tem permanecido quase invisível no que diz respeito a retornos fiscais, com uma estimativa de 0,78% alocado para o setor em todo o mundo. Tampouco tem-se priorizado alcançar os mais marginalizados, com apenas um em cinco países colocando em prática mecanismos de financiamento equitativos.  Isso é uma falta de visão, pois investir em educação agora servirá para economizar fundos no futuro: o investimento imediato em programas corretivos e de recuperação pode reduzir em até 75% os custos de reparação dos danos causados pela COVID-19. O Reino Unido, os Países Baixos e a Suécia estão entre os países europeus que forneceram pacotes específicos para apoiar a continuidade da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades. Nos Estados Unidos, o Care Act prevê US$ 31 bilhões em financiamento educacional emergencial para estudantes, escolas, instituições e estados em todo o país.

O próximo ano será decisivo para colocar a educação em funcionamento. Os governos e a comunidade internacional podem se unir em torno de missões para reabrir escolas com segurança; capacitar professores; impulsionar o desenvolvimento de habilidades e expandir a conectividade digital. Esses governos aconcordaram com essas prioridades na Global Education Meeting, realizada em 2020. Agora é a hora das ações concretas. O G7 e o G20 colocaram a educação e as habilidades em suas agendas – isso deve ser traduzido em compromissos financeiros. A Parceria Global para a Educação tem como objetivo uma reposição de US$ 5 bilhões ou mais para apoiar a aprendizagem em 67 países de renda baixa e média-baixa. Isso não é muito dinheiro. Os países de renda média à beira da implosão econômica necessitam de recursos de financiamento para fortalecer seus sistemas de educação e treinamento. Uma previsão de crescimento lento em países de renda alta exige a ampliação de programas para requalificar os jovens e promover a inclusão digital.

A educação torna nossas sociedades mais fortes, mais prósperas e resilientes. O investimento na educação é a melhor resposta à incerteza que dominará nosso mundo por muitos meses, e talvez anos por vir. Para fazer justiça à geração da COVID-19, os governos e a comunidade internacional têm apenas uma escolha: investir no seu futuro agora.

 

Foto: M2020/Shutterstock.com