Visita Virtual a Ouro Preto      Visita Virtual a Ouro Preto - English        Visita Virtual a Ouro Preto - Español       Visita Virtual a Ouro Preto - Français      Visita Virtual a Ouro Preto - Libras

Escolha um idioma e navegue pelo museu

Ouro Preto oferece um cardápio de histórias, que, juntamente com de um conjunto arquitetônico impactante, emociona milhares de visitantes. Tanto que, no Brasil, foi a primeira cidade a receber da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1980.

O que há para ver:

A cidade toda é uma obra-prima! Seu testemunho artístico, uma ponte entre o passado e o presente, é inestimável! Segundo Lúcio Costa, a primeira expressão autenticamente brasileira é a arquitetura colonial. Em Ouro Preto se concentram belos exemplares deste patrimônio colonial que ajudou a nos definir, assim como garantiu a Ouro Preto, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, dado pela UNESCO.

O desenvolvimento de Vila Rica, no século XVIII, sempre esteve vinculado à extração do ouro. A cidade tanto chamou a atenção da Coroa portuguesa, que se tornou a capital de Minas Gerais. No entanto, a opulência das construções religiosas dessa época deve-se mais às comunidades leigas do que ao Estado português. Essas associações também foram responsáveis, em grande parte, pelo funcionamento do cotidiano urbano e pela produção cultural dessa época. A cultura barroca passou a evidenciar tanto as experiências estruturadas no estilo arquitetônico e no cotidiano, o que caracterizou a paisagem cultural da cidade desde os primeiros tempos até os dias de hoje.

Você poderá visitar o interior das igrejas e ver seus detalhes arquitetônicos. A visita abrange as paróquias de N. S. do Pilar, de N. S. da Conceição e de Santa Efigênia. Escolha um idioma e comece a navegar.


ERA VIRTUAL – PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE

A visita virtual ao Centro Histórico de Ouro Preto faz parte do projeto ERA VIRTUAL – CIDADES PATRIMÔNIO
o qual tem por objetivo promover e divulgar os sítios brasileiros declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.