<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 10:32:14 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

COVID-19: Colaboração científica e ciência aberta

À medida que a COVID-19 se espalha rapidamente por todo o mundo, atravessando fronteiras geográficas, a pandemia nos lembra novamente que todos vivemos em um e apenas um planeta. Hoje, o mundo precisa urgentemente do compartilhamento rápido de informações científicas. Os tomadores de decisão e os formuladores de políticas dependem de informações científicas para tomar decisões baseadas em evidências para controlar o surto atual e impedir qualquer outro no futuro. Quando são informados sobre fatos científicos, os cidadãos agem com mais responsabilidade e são capazes de desmascarar as informações falsas.

A reação da comunidade científica e das sociedades como um todo ao surto de coronavírus reafirmou a necessidade urgente de uma transição para a Ciência Aberta (Open Science). A UNESCO, como agência das Nações Unidas com o mandato para as ciências, entende a Open Science como um divisor de águas, no cumprimento do direito humano à ciência e quanto a preencher as lacunas de ciência, tecnologia e inovação entre e dentro dos próprios países. De acordo com sua Conferência Geral, realizada em novembro de 2019, atualmente, a UNESCO está desenvolvendo uma Recomendação sobre Ciência Aberta (Recommendation on Open Science) por meio de uma consulta global com todas as partes interessadas relevantes. Com o objetivo de construir uma visão coerente da Open Science e um conjunto compartilhado de princípios e valores abrangentes, este instrumento global de definição de padrões visa a garantir que a Open Science cumpra o seu potencial para “virar o jogo” e não deixar ninguém para trás.

Rumo a uma Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta

No contexto de desafios planetários e socioeconômicos prementes, soluções sustentáveis e inovadoras exigem esforços científicos eficientes, transparentes e vibrantes, não apenas provenientes da comunidade científica, mas de toda a sociedade.

Destaques

ACADEMIA MUNDIAL DE CIÊNCIAS: Declaração sobre a COVID-19

A TWAS endossou o apelo mundial da UNESCO e seus parceiros, a Parceria InterAcademia (InterAcademy Partnership – IAP) e reconheceu a necessidade essencial de haver uma comunidade mundial de pesquisa para agir de maneira coletiva e pela ciência aberta para controlar a propagação do vírus.

Declaração completa (em inglës)

Meriem Bouamrane: esta pandemia seria uma das consequências de nossa biodiversidade maltratada?

Vamos nos questionar com Meriem Bouamrane, a especialista do programa MAB (Man and the Biosphere) e ponto focal de Biodiversidade da UNESCO ...

Vídeo em francës

UNESCO mobiliza 122 países para promover ciência aberta e cooperação reforçada frente à COVID-19

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, pediu aos governos para que reforcem a cooperação científica e integrem a ciência aberta em seus programas de pesquisa para prevenir e mitigar crises mundiais.

Leia o release de imprensa

Grandes símios e a COVID-19, um risco a mais para espécies já ameaçadas de extinção?

Devido à destruição de seu habitat natural e a cada vez mais contatos com atividades humanas, os grandes símios, ou macacos, dos quais sete espécies já estão ameaçadas de extinção, são potencialmente vulneráveis a esse novo vírus.

Leia o artigo completo

Citações e reações

Todos nós dependemos da ciência para sobreviver

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Brasil

A colaboração é realmente fundamental para o compartilhamento de conhecimento e dados, bem como para o avanço da pesquisa sobre a COVID-19. Em um momento no qual as barreiras comerciais e de transporte estão impedindo o movimento de materiais essenciais, é importante destacar que a ciência pode liderar a resposta mundial a essa pandemia.

Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde

O estabelecimento de uma forte política de compartilhamento de informações entre cientistas e com o público foi fundamental na luta contra a COVID-19. A realização de testes em escala maciça foi essencial, e o governo apoiou cientistas e indústrias a produzir e lançar kits de testes o mais rápido possível, bem como a pesquisa e o desenvolvimento para identificar as substâncias experimentais eficazes para a reposição de medicamentos. Na pesquisa de vacinas e tratamentos, o compartilhamento de dados e resultados de pesquisas e a colaboração entre cientistas são cruciais.

Byungseon Jeong, vice-primeiro-ministro e ministro de Ciência e TIC, Coreia do Sul

Recursos