<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 13:52:43 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

COVID-19 : 10 recomendações para planejar soluções de aprendizagem a distância

06/03/2020

O fechamento de escolas em um número crescente de países para conter a propagação da COVID-19 está atrapalhando a educação de milhões de estudantes em todo o mundo. A UNESCO compartilha 10 recomendações para garantir que a aprendizagem permaneça sem interrupções durante esse período.   

  1. Examine a disponibilidade e escolha as ferramentas mais relevantes.

Decida sobre o uso de soluções de alta e baixa tecnologia com base na confiabilidade das fontes de energia locais, conectividade à internet e habilidades digitais de professores e estudantes. Isso pode variar desde plataformas integradas de aprendizagem digital, videoaulas, cursos online abertos e massivos (MOOCs, na sigla em inglês) até a transmissões por meio de estações de rádio e TV.

  1. Garanta a inclusão dos programas de educação a distâncias.

Implemente medidas para garantir que os estudantes, incluindo aqueles com deficiência ou de baixa renda, tenham acesso a programas de educação a distância, mesmo se apenas um número limitado deles tiver acesso a dispositivos digitais. Considere descentralizar temporariamente esses dispositivos dos laboratórios de informática para as famílias e apoiá-los quanto à conectividade à internet.

  1. Proteja a privacidade e a segurança dos dados. 

Avalie a segurança dos dados ao realizar o upload de dados ou recursos educacionais nos espaços da internet, bem como ao compartilhá-los com outras organizações ou indivíduos. Verifique se o uso de aplicativos e plataformas não viola a privacidade dos dados dos estudantes.

  1. Priorize soluções para enfrentar os desafios psicossociais antes de ensinar.

Mobilize as ferramentas disponíveis para conectar escolas, pais, professores e estudantes uns com os outros. Crie comunidades para garantir interações humanas periódicas, para permitir medidas de assistência social e para abordar desafios psicossociais que os estudantes podem enfrentar quando estão isolados.

  1. Planeje o cronograma de estudos dos programas de ensino a distância.

rganize discussões com as partes interessadas para examinar a possível duração do fechamento da escola, assim como para decidir se o programa de educação a distância deve se concentrar no ensino de novos conhecimentos ou no aprimoramento do conhecimento dos estudantes a respeito das lições anteriores. Planeje o cronograma, dependendo da situação das áreas afetadas, do nível de estudos, das necessidades dos estudantes e da disponibilidade dos pais. Escolha as metodologias de aprendizagem adequadas, com base na situação do fechamento das escolas e quarentenas em casa. Evite metodologias de aprendizagem que exijam comunicação “cara a cara”.

  1. Forneça apoio a professores e pais no uso de ferramentas digitais.

Organize breves sessões de treinamento ou orientação para professores e pais, caso sejam necessários monitoramento e facilitação. Ajude os professores a preparar as configurações básicas, como soluções para o uso de dados da internet, caso seja exigido deles o oferecimento de aulas ao vivo (live streaming).

  1. Combine abordagens adequadas e limite a quantidade de aplicativos e plataformas.

Combine ferramentas ou mídias que estão disponíveis para a maioria dos estudantes, tanto para a comunicação e aulas sincronizadas, quanto para a aprendizagem sem sincronização. Evite sobrecarregar os estudantes e os pais, ao solicitar que eles realizem o download e testem muitos aplicativos ou plataformas.

  1. Desenvolva regras de educação a distância e acompanhe o processo de aprendizagem dos estudantes.

Defina as regras da educação a distância com pais e estudantes. Elabore perguntas, testes ou exercícios formativos para monitorar de perto o processo de aprendizagem dos estudantes. Tente usar ferramentas para dar suporte ao envio de comentários pelos estudantes, bem como evite sobrecarregar os pais ao solicitar que eles digitalizem e enviem os comentários dos estudantes.

  1. Defina a duração das unidades de educação a distância com base nas habilidades de autorregulação dos estudantes.

Mantenha uma alocação de tempo coerente de acordo com o nível de autorregulação e das habilidades metacognitivas dos estudantes, especialmente para as aulas transmitidas ao vivo. De preferência, a unidade para estudantes da educação primária não deve ter mais do que 20 minutos, e deve ter, no máximo, 40 minutos para os estudantes da educação secundária. 

  1. Crie comunidades e aumente a conexão.

Crie comunidades de professores, pais e gestores de escolas para tratar sobre os sentimentos de solidão ou desamparo, bem como para facilitar o compartilhamento de experiências e a discussão sobre estratégias de enfrentamento quando surgirem dificuldades de aprendizagem.