<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 10:46:27 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Compartilhamento de informações e combate à desinformação

Liberdade de expressão, acesso à informação - principalmente sobre saúde pública – e qualidade da cobertura de notícias são essenciais para enfrentar a crise sem precedentes causada pela pandemia do coronavírus.

Mais do que nunca, o mundo precisa de profissionais de jornalismo e informações confiáveis para adaptar sua resposta à propagação da Covid-19, organizar-se, aprender com as experiências de outros países e combater o aumento de rumores e da desinformação.

Em particular, a UNESCO promove os Recursos Educacionais Abertos (REA), as redes de verificadores de fatos (fact-checkers), e a alfabetização midiática e informacional (AMI) que são recursos para combater a propagação da desinformação e utilizar tecnologias digitais como a inteligência artificial (IA) em resposta à crise, bem como enfatizar a importância da memória documental em mostrar os esforços passados para a luta contra a pandemia.