<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 16:52:51 Mar 16, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Vik Muniz apresenta sua obra de arte pelo 50º aniversário do Programa MAB

19/11/2021

Em 17 de novembro de 2021, a UNESCO celebrou o 50º aniversário do Programa O Homen e a Biosfera (the Man and the Biosphere Programme  – MAB)  "It's about Life!" (Isso é sobre a vida!).

Na ocasião, nosso embaixador da Boa Vontade, Vik Muniz foi a Paris para apresentar seu trabalho Flores Silvestres, verão de 1915 segundo Tom Thomson, 2021, produzido especificamente para o aniversário do Programa MAB. 

Esta colaboração começou mais cedo este ano, com o envio ao artista de centenas de fotos tiradas por voluntários em várias Reservas da Biosfera estabelecidas pela UNESCO em todo o mundo. Conhecido por entrelaçar uma multiplicidade de materiais improváveis e dar ao todo um novo significado, a partir dessas imagens, Vik Muniz criou um mosaico fotográfico contemporâneo, que propõe uma representação colorida da relação das pessoas com o meio ambiente ao retratar um mundo onde podemos “viver juntos em harmonia com o planeta”.

 

 

 

Sempre fui fascinado por mosaicos, porque às vezes, quando você os observa, é difícil imaginar que cada pedra que forma essa imagem vem de um lugar diferente [...] Juntas, elas formam uma imagem que traz um significado. Mosaicos são ferramentas epistemológicas para conectar partes a um todo.

Vik Muniz, embaixador da Boa Vontade da UNESCO

©Xippas/VikMuniz

Vik Muniz é um renomado artista contemporâneo brasileiro, com obras expostas nos museus mais influentes do mundo. Ele foi nomeado embaixador da Boa Vontade da UNESCO em 2011 devido a seu ativismo pelo desenvolvimento sustentável, bem como ao uso da educação artística como um condutor para a inclusão social e a sustentabilidade.

 

Fotos em celebração aos 50 anos do Programa O Homem e a Biosfera estão disponíveis aqui.