<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:48:12 Mar 18, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Construir a paz nas mentes dos homens e das mulheres

Biodiversidade: restaurar nosso vínculo com os seres vivos

Floresta tropical próxima ao Rio Tapajós, um importante afluente do Rio Amazonas no coração da Amazônia, no estado do Pará, Brasil. É o lar do povo Munduruku.

Ano após ano, os estudos científicos são condenados a registrar a sexta extinção em massa – o declínio dos organismos vivos, a perda de espécies, a superexploração dos recursos e a degradação dos habitats naturais. Os ecossistemas, que fornecem serviços essenciais à nossa existência, estão declinando em um ritmo sem precedentes, no contexto da crise climática. 

No entanto, não é muito tarde para (re)agir. Medidas de conservação de longo prazo têm sido capazes de interromper, com sucesso, o declínio de algumas espécies ameaçadas. As áreas protegidas, que atualmente representam 17% da superfície da Terra, funcionam como um freio à invasão urbana e agrícola. A meta é chegar a 30% até 2030. Contudo, 100% da humanidade deve se ajustar à vida ao lado de todos os seres vivos, agora mesmo.

Leia mais

2021-3