<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 18:31:24 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Águas da América Latina e do Caribe: contribuições em tempos de COVID-19

16/04/2020
Montevideo,
06 - Clean Water and Sanitation
17 - Partnerships for the Goals

A gestão integrada e adequada dos recursos hídricos é uma das ferramentas mais poderosas para garantir o fornecimento de água potável e o tratamento de águas residuais. Em uma situação de pandemia, essa gestão pode impedir de maneira significativa a propagação da doença.

“Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos” é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) das Nações Unidas e reforça de maneira clara a necessidade de garantir que esses recursos estejam disponíveis para todos. No entanto, muitos não têm acesso a esse recurso. Além disso, se a água disponível para uma comunidade não é segura, ou se os seus sistemas de saneamento não atendem aos requisitos básicos, a água pode se tornar um vetor de doenças.

Quando se trata de garantir o suprimento de água potável e o tratamento de águas residuais, a gestão adequada e integrada dos recursos hídricos é uma das ferramentas mais poderosas. Em uma situação de pandemia, essa gestão impede a propagação da doença de maneira significativa.

Quem participa da gestão dos recursos hídricos? Dependendo de cada comunidade, políticos, executivos, tomadores de decisão, comunidade científica e habitantes dos territórios participam dessa gestão. O papel dos cientistas será fornecer informações seguras e de qualidade, a fim de obter resultados de pesquisas e relatos de práticas que apoiam as ações tomadas.

A comunidade científica pratica o intercâmbio de conhecimento em várias oportunidades. As circunstâncias atuais de distanciamento social devido à pandemia da COVID-19 não são um obstáculo para se continuar a construir pontes na ciência. Assim, os especialistas em recursos hídricos aproveitam as ferramentas virtuais para encontrar e compartilhar soluções que abordam as várias realidades que envolvem a gestão das águas. Uma das questões mais importantes é a recomendação das autoridades para se lavar as mãos com água e sabão. Na América Latina, pelo menos 65 milhões de pessoas não têm acesso a água e sabão e, por isso, lavar as mãos não é uma atividade simples.

No dia 2 de março de 2020, durante o seminário online sobre ferramentas de gestão para o setor de águas na América Latina e no Caribe para enfrentar a COVID-19, quase 400 especialistas e tomadores de decisão conseguiram se reunir, com o objetivo de conhecer em primeira mão as realidades dos países da região no que diz respeito a seus recursos hídricos. O evento foi organizado em conjunto pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO na América Latina e no Caribe.

65 milhões

de pessoas não têm acesso a água e sabão na América Latina e no Caribe

15 milhões

de pessoas defecam ao ar livre na América Latina e no Caribe

Nas palavras dos participantes

As palavras de Lidia Brito, diretora regional de Ciências da UNESCO na América Latina e no Caribe, destacaram os desafios do setor de recursos hídricos para garantir a igualdade no acesso à água e ao saneamento neste momento complexo. Esse setor deve estar na vanguarda, e é necessário fortalecer alianças na região para buscar respostas em conjunto.

Marcelo Korc, chefe da Unidade de Mudança Climática e Determinantes da Saúde da OPAS/OMS, também apontou o desafio da região, dadas as dificuldades de acesso à água potável e ao saneamento. Essa situação é uma oportunidade para mitigar o impacto da pandemia por meio de ações conjuntas com as autoridades hídricas, facilitadas e coordenadas pela estruturação de um “roteiro” de ações conjuntas.

Patricia Segurado, assessora regional de Recursos Hídricos e Saneamento da OPAS/OMS, abordou a relação entre água, saneamento e higiene na prevenção da COVID 19. A prevenção é mais do que necessária em uma região onde o acesso à água é um desafio. Além disso, a falta de investimento na gestão da água potável e saneamento produz um risco real. Em muitos países, menos de 1% do PIB é gasto em infraestrutura, e 15 milhões de pessoas defecam ao ar livre na América Latina e no Caribe.

Miguel Doria, especialista regional em hidrologia do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO, destacou a importância da gestão e da governança dos recursos hídricos para garantir o acesso à água, em particular pelas populações mais vulneráveis, de áreas rurais, áridas, semiáridas ou secas. Por esse motivo, ele ressaltou que o setor de recursos hídricos continua a operar durante emergências e destacou a importância da comunicação sobre as questões relativas à água. Há também outra situação de risco em potencial, como as inundações, que, em geral, ocorrem em algumas partes da região durante este período do ano e exigem um planejamento meticuloso, considerando as políticas de pandemia e distanciamento social em curso.

Segundo Leo Heller, relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos à água e ao saneamento, a situação das pessoas mais vulneráveis precisa ser mais divulgada, pois a pandemia irá exacerbar sua realidade. A alta urbanização da região, especialmente em assentamentos informais, causará impactos que ainda não podem ser mensurados. Os sem-teto, a população carcerária e os asilos de baixa renda necessitam de atenção especial. Com relação ao acesso à água potável, o relator especial apontou o fato de que ninguém pode ser privado do acesso à água devido à incapacidade econômica, e é aconselhável reconectar aqueles que não puderam pagar sua conta, bem como não cobrar o fornecimento de água de pessoas com menos recursos.

10 boas práticas no México

Estabelecer as principais diretrizes para enfrentar a pandemia no setor de recursos hídricos é essencial para que cientistas e tomadores de decisão unam forças. Também é importante que haja uma gestão mais prática para lidar com os desafios diários dessa área. Blanca Jiménez Cisneros, diretora-geral da Comissão Nacional de Recursos Hídricos do México, compartilhou dez práticas que estão sendo realizadas em seu país:

  • Definir prioridades, como, por exemplo, garantir que todos os hospitais tenham acesso à água potável.
  • Fortalecer a mensagem de economia dos recursos hídricos, dado que seu consumo aumentou em algumas áreas. Pessoas com melhor acesso à água limpa devem evitar gastos com irrigação de jardins ou lavagens de carros, melhorando assim o acesso em áreas mais vulneráveis.
  • Simplificar o fornecimento de água por caminhões-tanque, estabelecendo pontos de entrega nas cidades, ao invés da entrega de casa em casa.
  • Agir rapidamente para evitar o corte do suprimento de água.
  • Apoiar financeiramente o sistema que permite o fornecimento seguro de água, tendo em mente que a produção de álcool em gel envolveria o dobro do custo.
  • Publicar e disseminar de forma ampla materiais sobre a gestão adequada dos recursos hídricos e a limpeza de residências.
  • Efetuar compras consolidadas em âmbito nacional, o que permite obter preços melhores.
  • Impedir que qualquer um dos setores envolvidos no suprimento de água interrompa esse serviço.
  • Trabalhar em sinergia entre os diferentes setores do governo e empresas privadas, e identificar aliados capacitados para a contenção de emergências e para o gerenciamento de doações.
  • Assegurar a coordenação e a cooperação do setor hídrico.

O apoio por meio de ferramentas econômicas é um pilar fundamental desse processo. René Gómez-García, coordenador da Agenda de Negócios Verdes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), destacou os instrumentos que eles administram por meio da Estratégia de Recursos Hídricos 2019/2022, que a instituição desenvolve para promover o acesso seguro à água e ao saneamento. Água, saúde, educação e alimentação são as áreas em que esses apoios econômicos se concentram para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Por fim, a soma dos esforços intersetoriais (incluindo especialmente os setores de recursos hídricos, saúde, agricultura e energia) e a colaboração transfronteiriça são importantes para melhorar a gestão e a governança dos recursos hídricos, de modo a contribuir para o acesso universal à água potável, ao saneamento e à higiene no contexto da atual emergência sanitária da COVID-19.