<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 18:32:11 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Story

#COVID-19 #FiqueEmCasa: Que casa? Cuidado aos vulneráveis nas cidades dos Estados Unidos

04/04/2020

As cidades são as linhas de frente, uma vez que enfrentam esta crise de forma imediata, adotando ações para proteger a saúde pública e garantir a segurança pública, ao mesmo tempo em que continuam a prestar serviços essenciais aos nossos cidadãos. Nós estamos no início desta pandemia, e é necessário adotar outras medidas para lidar com os impactos econômicos e sanitários pública desse desastre...

Declaração feita pelos prefeitos da Coalizão de Cidades contra o Racismo e a Discriminação dos EUA

As cidades dos Estados Unidos estão se mobilizando para proteger os mais vulneráveis entre nós, para ajudá-los a atravessar esta crise sem precedentes.

A plataforma online COVID-19: What Mayors Need to Know” (COVID-19: o que os prefeitos precisam saber) foi criada pela Coalizão de Cidades contra o Racismo e a Discriminação dos Estados Unidos  (U.S. Coalition of Cities against Racism and Discrimination), sob a égide da Conferência dos Prefeitos dos Estados Unidos, em colaboração com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDCs) e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (US Department of Health and Human Services – HHS). Esta plataforma fornece recursos e diretrizes, incluindo instruções práticas para residências, estabelecimentos escolares, empresas, instalações de saúde, comunidades e agências policiais. Nesse centro online, são abundantes as boas práticas de esforços liderados pelas cidades para abordar a segurança e a proteção dos cidadãos.

Muitas cidades não mediram esforços proteger seus cidadãos e suas populações mais vulneráveis.

O site sobre a COVID-19 da cidade de Nova York. (New York City COVID-19 website) oferece informações e diretrizes detalhadas sobre os serviços oferecidos pela cidade. Todos os residentes da cidade de Nova York têm acesso a testes gratuitos de coronavírus. Cidadãos que não têm seguro de saúde podem se inscrever no Sistema de Saúde do Estado de Nova York. Os indivíduos que estão sendo perseguidos e assediados devido à sua identidade e origem são protegidos pelo Departamento de Polícia da cidade. Com base na Declaração da Cidade de Nova York de “Proteções baseadas no status imigratório e na origem nacional”, ninguém pode ser discriminado em espaços públicos, incluindo hospitais e centros de saúde. O prefeito Bill de Blasio ativou o Fundo de Socorro de Emergência COVID-19 (COVID-19 Emergency Relief Fund) para fornecer recursos e apoio a profissionais de saúde e funcionários de serviços essenciais, pequenas empresas locais, trabalhadores horistas deslocados, incluindo trabalhadores imigrantes e suas famílias, jovens e nova-iorquinos vulneráveis.

Em Boston, as atualizações na resposta à COVID-19 também estão disponíveis na plataforma online da cidade. O prefeito Marty Walsh lidera as intervenções realizadas pelos órgãos da cidade sobre moradia, falta de moradia, saúde pública, serviços humanos e segurança pública. As autoridades da cidade estão trabalhando diuturnamente para apoiar abrigos de emergência, centros diurnos, locais de refeições comunitárias e prestadores de serviços para famílias e indivíduos em situação de rua 

Chicago oferece o Coronavirus Response Center (Centro de Respostas ao Corona virus), um recurso online completo para seus habitantes, incluindo comunidades de imigrantes. Em parceria com associações locais, a cidade está oferecendo abrigos para os sem-teto, serviços médicos para os não segurados por meio dos centros comunitários de saúde e entrega de comida para indivíduos gays e transgêneros, independentemente do status de imigração.

Em São Francisco, o prefeito de London Breed estabeleceu uma moratória relativa a despejos residenciais e ao não pagamento de aluguéis. Como outras cidades, São Francisco fornece diretrizes por meio do COVID-19 response website. O site propõe um procedimento novo e ampliado para quando um inquilino deixa de pagar o aluguel devido à crise atual..

Em Los Angeles, no Los Angeles’ COVID response website, as respostas às perguntas mais frequentes estão disponíveis a todos os cidadãos, incluindo informações sobre a disponibilidade de refeições gratuitas para estudantes que dependem de tíquetes-refeição escolares, bem como sobre o fornecimento de cama e abrigo para os moradores de rua.

Muitos moradores de Los Angeles carecem da necessidade básica que ajuda a maioria de nós a atravessar essa crise: um lar. Estamos tomando medidas imediatas e urgentes para conter a propagação da COVID-19, ajudando as pessoas que estão sem moradia a ter um lugar para se abrigar.

Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles

O prefeito Eric Garcetti estabeleceu que fossem disponibilizadas camas temporárias para abrigar a população de rua, ao converter os centros de recreação nos parques da cidade em abrigos, incluindo a instalação de mais de 360 pias para a lavagem das mãos e 120 banheiros móveis em acampamentos.

Veja também

***

***
A Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis da UNESCO (UNESCO's International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities – ICCAR), lançada em 2004, é uma plataforma de âmbito municipal que empreende uma ampla gama de iniciativas, da formulação de políticas e capacitação a atividades de conscientização. A Coalizão defende a solidariedade e a colaboração mundial para promover o desenvolvimento urbano livre de todas as formas de discriminação.

A Coalizão de Cidades contra o Racismo e a Discriminação dos Estados Unidos (U.S. Coalition of Cities against Racism and Discrimination) faz parte da ICCAR.

As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam necessariamente os pontos de vista da UNESCO. As designações empregadas e a apresentação do material ao longo do artigo não implicam a expressão de qualquer opinião da UNESCO sobre o status legal de qualquer país, cidade ou área ou de suas autoridades, ou sobre suas fronteiras ou limites .