<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 18:45:59 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Mais de 130 ministros pedem apoio para o setor de cultura em resposta à crise da COVID-19

23/04/2020

Mais de 130 ministros, vice-ministros e secretários da Cultura participaram da reunião online convocada pela UNESCO para discutir ações para fortalecer o setor cultural, que enfrenta perturbações sem precedentes devido à pandemia da COVID-19. Os ministros falaram sobre os efeitos diretos da atual crise no turismo, nos museus, na produção cultural e nos artistas, bem como sobre as medidas que adotaram para mitigar o impacto da crise. Eles reafirmaram seu compromisso com o diálogo intergovernamental e com a solidariedade internacional, a fim de fortalecer e unir seus esforços.

Nós precisamos da cultura e, por isso, precisamos ajudá-la a suportar esse choque. Devemos avaliar o impacto da crise, lançar uma reflexão conjunta e iniciativas coordenadas. A UNESCO pretende desempenhar plenamente seu papel nesse processo, em conformidade com seu mandato.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO

Ao abrir o debate, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, lembrou aos participantes que: “Nós precisamos da cultura e, por isso, precisamos ajudá-la a suportar esse choque. Devemos avaliar o impacto da crise, lançar uma reflexão conjunta e iniciativas coordenadas. A UNESCO pretende desempenhar plenamente seu papel nesse processo, em conformidade com seu mandato”.

Os ministros destacaram os benefícios sociais e econômicos do setor cultural em seus países, bem como concordaram com a necessidade urgente de investir no setor durante e após a crise. As restrições de mobilidade e as medidas de contenção que os governos foram forçados a adotar devido à pandemia reduziram drasticamente o acesso à cultura no curto prazo e – se não forem tomadas medidas – podem enfraquecer todo o ecossistema cultural pelas próximas gerações.

O efeito cascata da COVID-19 na cultura

A grande maioria dos países mencionou o fechamento de seus locais e instituições culturais, como seus sítios do Patrimônio Mundial, e o efeito cascata que isso está causando em seus países. De fato, até o momento, 90% dos países fecharam total ou parcialmente seus sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO, e 128 países fecharam suas instituições culturais. Além desses fechamentos, os festivais tradicionais e uma grande variedade de outros eventos foram cancelados, o que causou impactos na vida cultural das comunidades e na renda de profissionais criativos, cujo trabalho, com frequência, é sazonal.

De fato, os ministros observaram repetidamente que artistas e profissionais de criação estão entre os mais duramente atingidos nesta crise devido à fragilidade do setor, em que muitos são autônomos, empregados de pequenas e médias empresas e, em alguns casos, trabalham no setor informal. Durante a reunião, muitos ministros enfatizaram que o colapso da vida cultural e da produção cultural estava causando um impacto terrível no setor de turismo – o qual, em alguns países, corresponde a mais da metade da atividade econômica nacional. Dados recentes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel and Tourism Council) mostram que 75 milhões de empregos no setor de turismo estão ameaçados.

A cultura é uma parte vital da solução

Uma série de ministros prestou homenagem a seus artistas nacionais e a todos os trabalhadores do setor cultural, incluindo os gestores de sítios do Patrimônio Mundial, por seus talentos e seu papel em garantir o acesso à cultura nestes tempos de confinamento, bem como por seu compromisso de aumentar a conscientização sobre a pandemia por meio de suas atividades. Graças às plataformas online, o acesso à cultura tem sido assegurado em muitas partes do mundo, inclusive por meio de museus, galerias e bibliotecas virtuais. Uma grande quantidade de músicos, dançarinos, artistas visuais e escritores tornaram seus trabalhos acessíveis online. Muitas dessas iniciativas também garantem a continuidade das atividades de educação artística. No entanto, a cultura não é disseminada apenas por plataformas digitais, pois muitas regiões do mundo não possuem a infraestrutura adequada. A cooperação com redes de televisão, estações de rádio e a imprensa também garante que as pessoas possam se conectar com a cultura como uma fonte de conforto, bem-estar e união durante estes momentos traumáticos..

Para abordar o fato de o setor cultural ter sido um dos primeiros a ser afetado por esta crise e, ainda assim, o último a receber apoio orçamentário, muitos ministros destacaram os pacotes de financiamento de emergência que implementaram em seus países para salvaguardar, no curto prazo, os meios de subsistência de artistas, artesãos e profissionais criativos. Algumas dessas ações incluem a encomenda de novas obras, muitas vezes adaptadas à nova realidade do ambiente digital, para fornecer uma renda contínua aos indivíduos e acesso à cultura para a sociedade como um todo.

Enquanto os países estão em diferentes estágios da pandemia da COVID-19, muitos já começaram a realizar avaliações de impacto para abordar não apenas o impacto de curto prazo, mas também para conceber estratégias de longo prazo. Para uma grande quantidade de governos, a expansão das tecnologias digitais será uma parte importante da estratégia. Os Emirados Árabes Unidos observaram que “devemos iniciar discussões sobre uma economia cultural digital integral e planejar o apoio a uma cultura que não se traduz facilmente no mundo virtual”. No entanto, como muitos ministros indicaram, a cultura também é uma experiência coletiva da nossa humanidade compartilhada, e será importante revitalizar o contato humano quando for seguro fazê-lo.

Construção de uma coalizão ampla para apoiar o ecossistema cultura

A participação maciça na própria reunião foi um testemunho da necessidade de solidariedade internacional neste momento, um sentimento ecoado repetidamente pelos ministros. Por exemplo, a China, o primeiro país a ser afetado pela COVID-19, observou que “a cultura pode – e deve – nos unir, aumentar o compromisso internacional e restaurar a esperança e a confiança”. Vários outros Estados-membros pediram uma plataforma reforçada de diálogo para compartilhar boas práticas entre os Estados. Outros salientaram a necessidade de mecanismos financeiros internacionais para apoiar os países com menor capacidade de reforçar seus setores culturais. Até mesmo o aprimoramento dos instrumentos normativos da UNESCO foi citado como um objetivo de longo prazo, pois a crise evidenciou a importância da cultura para a sociedade, bem como a sua vulnerabilidade. Como ressaltou a República Tcheca, “a cultura é uma parte essencial da sociedade, não é um luxo”.

Muitos ministros observaram que o impacto da crise no setor cultural não deve ser subestimado e que o mundo será diferente após o término dessas medidas excepcionais. A Suécia implorou aos colegas ministros que “unissem seus esforços para defender sociedades abertas e democráticas, nas quais os criadores possam trabalhar sob condições livres, justas e seguras e nas quais a liberdade artística seja protegida e promovida”. De fato, muitos países disseram que, no longo prazo, nós devemos nos adaptar a uma “nova normalidade”; e países como o Mali disseram que “esta crise é uma oportunidade para desenvolver uma reflexão mundial e estratégica sobre a cultura”. De forma muito simples, o México afirmou que “a cultura sempre nos salvou no passado e desta vez não será diferente”.

No encerramento do debate, o diretor-geral adjunto de Cultura, Ernesto Ottone R., lembrou que “não pode haver futuro sem cultura”. Ele concluiu, dizendo que “esta reunião mostrou o seu grande compromisso, e a UNESCO continuará apoiando os senhores. Não podemos reverter o progresso observado nos últimos anos no setor cultural. É por meio da cultura que nós forjamos nossa resiliência coletiva, e é a cultura que nos aproximará ainda mais”.