<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 18:55:28 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

#JanelasDeMúsicaEEsperança em Llíria, Cidade Criativa da Música da UNESCO

03/04/2020
03 - Good Health & Well Being

Llíria, na Espanha, uma Cidade Criativa da Música da UNESCO desde 2019, tem uma longa história musical que remonta ao século III a.C. Hoje, Llíria é reconhecida em todo o mundo por sua música, uma parte fundamental de sua identidade cultural.

Ao longo do ano, Llíria realiza vários eventos musicais, incluindo o festival Gastronomía y Música de Llíria. Este popular festival de jazz combina música com a gastronomia local, bem como com o patrimônio cultural e histórico de Llíria. O evento oferece aos artistas uma plataforma para mostrar suas músicas enquanto os espectadores desfrutam da culinária local e regional. A cidade também realiza uma série de competições para incentivar artistas novos e emergentes, e também fornece apoio a profissionais da música e jovens artistas do setor.

IEm resposta ao isolamento dos espanhóis para impedir a propagação da COVID-19, Llíria, por meio de sua campanha de mídia social #WindowsOfMusicAndHope (#JanelasDeMúsicaEEsperança), tem como objetivo espalhar uma mensagem de esperança e conscientizar sobre a importância de ficar em casa. A campanha usa a música para unir as pessoas nestes tempos difíceis e ajudar a aliviar as dificuldades enfrentadas devido às medidas de distanciamento social.

Como parte dessa campanha, em 19 de março, dia da festa de São José, a Federação de Sociedades Musicais da Comunidade Valenciana, seu apresentador Eugeni Alemany, músicos profissionais, estudantes do Conservatori Municipal e outros entusiastas da música se reuniram em suas varandas para realizar uma performance musical única e comemorar o dia. Eles tocaram “Paquito el Chocolatero”, uma música popular e festiva associada ao Fallas, um festival tradicional valenciano.

Alguns dias depois, no aniversário da morte de Beethoven, os músicos da cidade se reuniram mais uma vez para tocar a Nona Sinfonia “Ode à alegria” a partir de suas casas.

A campanha foi apoiada com grande entusiasmo e se expandiu rapidamente em toda a comunidade valenciana, com a Federació de Societats Musicals e a Confederação Espanhola de Sociedades Musicais. A música viajou além das fronteiras e está ecoando em muitas Cidades Criativas da UNESCO na Espanha, como Dénia, Terrassa, Burgos e Bilbao, e em Chennai (Índia), Katovice (Polônia), Leiria (Portugal) e Mannheim (Alemanha).

A campanha obteve atenção significativa dos meios de comunicação locais e nacionais, que transmitiram ao vivo seus eventos por meio de canais de mídia digital e tradicional. Popular entre os jovens, centenas de vídeos com a interpretação da Nona Sinfonia de Beethoven podem ser encontrados nas redes sociais populares.

Links:

 hashtag oficial da campanha é #WindowsOfMusicAndHope

 

TWITTER: @LliriaCityMusic
INSTAGRAM:  @lliria_cityofmusic
FACEBOOK:  LliriaCityOfMusic

https://www.youtube.com/watch?v=oowlkgDiStQ&