<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 13:19:54 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Pesquisa feita em todo o território nacional apresenta os impactos da pandemia nos setores cultural e criativo

07/12/2020
09 - Industry Innovation and Infrastructure

Grande número de demissões e perda total das receitas afetaram, principalmente, atividades como artes cênicas, feiras e festivais e música. O DF registrou maior queda econômica e os meses seguintes são vistos com ceticismo pela maioria

O setor cultural e criativo, que responde por cerca de 2,64% do PIB de acordo com a Firjan, foi um dos mais afetados pela crise global decorrente da COVID-19. Shows, eventos e convenções foram cancelados e adiados por tempo indeterminado. Artistas, produtores e empreendedores perderam suas receitas, o que levou a um alto índice de demissões no mercado.

Uma pesquisa feita em todo o território nacional será lançada nesta terça-feira (8), em um evento virtual, para apresentar o impacto da pandemia nos setores cultural e criativo brasileiro. O trabalho foi coordenado pelos pesquisadores Pedro Affonso, Rodrigo Amaral e André Lira, com apoio da UNESCO no Brasil, SESC, USP, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e 13 Secretarias Estaduais de Cultura. O webinário é aberto ao público e pode ser conferido no canal da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo no YouTube

Realizada entre junho e setembro deste ano, a pesquisa obteve 2.667 respostas de indivíduos, pessoas jurídicas e empreendedores, em 472 municípios. O Nordeste foi a região com maior participação, com 31,08% das respostas, seguida do Sudeste, com 27,59%. O estado e a capital com maior participação foram a Bahia e Manaus (AM), respectivamente.

O setor mais representado na pesquisa é o de artes cênicas, seguido de música, artes visuais e artesanato. A maioria dos respondentes foi do sexo feminino, com 53,2%. Do total de pessoas que responderam ao questionário, cerca de 35% estão na faixa etária entre 30 e 39 anos. 

Os participantes foram perguntados sobre os impactos do isolamento social nas suas receitas durante os meses de março a julho deste ano, e sobre suas expectativas para o segundo semestre. Entre março e abril, 41,8% deles perderam a totalidade de suas receitas, e entre maio e julho esta proporção elevou-se para 48,88%. O Distrito Federal foi o local que mais registrou perdas totais de receita entre maio e julho (59,2%) e o Mato Grosso do Sul registrou o menor percentual (16%). Os setores mais afetados com a perda total de receitas entre maio e julho foram as artes cênicas, feiras e festivais, moda, cultura, hip-hop e música. 

O ano de 2020 registrou um grande número de demissões. Cerca de 44% das organizações demitiu a totalidade dos colaboradores. As contratações de serviços de terceiros registraram redução de 43,16% no período de março a abril. Entre maio e julho, o percentual aumentou para 49%,16. O setor de festivais e feiras foi o mais impactado. Entre os serviços que foram contratados mesmo diante da crise, destacam-se a publicidade na internet (19%), as ferramentas online para trabalho remoto (12,6%) e o serviço de internet de banda larga (6,94%).

Há um ceticismo para o balanço financeiro de 2020. A maioria da amostra disse acreditar que perderá a totalidade de sua receita – o setor de artes cênicas é o mais pessimista, em contraste com o setor de design e serviços criativos. Em relação a algum tipo de assistência, entre março e abril, 21,23% das organizações não receberam nenhuma forma de apoio. Cerca de 26,58% receberam auxílio-emergencial, que foi usado, prioritariamente, para manutenção da sede, dependências e escritórios. 

  • O Resumo da pesquisa está disponível para download gratuito, clique aqui.

Agenda

Webinário – A COVID-19 e os Setores Culturais e Criativos: Realidade, Necessidades e Expectativas para o futuro 
Participação de artistas, gestores culturais e representantes do poder público
Datas: 8, 9 e 10 de dezembro de 2020
Horário: 19h00 - 20h30