<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 18:47:12 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Press release

A UNESCO apoia a cultura e o patrimônio durante a crise da COVID-19

09/04/2020

A UNESCO está lançando iniciativas para apoiar as indústrias culturais e o patrimônio cultural, à medida que bilhões de pessoas em todo o mundo se voltam para a cultura em busca de conforto para superar o isolamento social durante a crise de saúde causada pela COVID-19, que está afetando fortemente o setor cultural.

“A natureza global da crise da COVID-19 é um apelo à comunidade internacional para reinvestir na cooperação internacional e no diálogo intergovernamental”, disse Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO. “A UNESCO está comprometida em liderar uma discussão global sobre a melhor forma de apoiar artistas e instituições culturais durante a pandemia da COVID-19 e além, e garantir que todos possam permanecer em contato com o patrimônio e a cultura que os conectam à sua humanidade”.

Na quinta-feira, a UNESCO lançou uma campanha global de mídia social, #CompartilheNossoPatrimônio, para promover o acesso à cultura e à educação em torno do patrimônio cultural durante este período de confinamento em massa.

A UNESCO também está lançando uma exposição online de dezenas de bens culturais em todo o mundo, com o suporte técnico do Google Arts & Culture.

A UNESCO também compartilhará relatos em primeira mão dos coordenadores dos sítios do Patrimônio Mundial, que estão particularmente envolvidos e podem contribuir com suas observações sobre o impacto da COVID-19 nos sítios que administram e nas comunidades que os rodeiam. Crianças de todo o mundo serão convidadas a compartilhar desenhos dos sítios do Patrimônio Mundial, dando a elas a chance de expressar sua criatividade e sua conexão com o patrimônio. Depois que a atual crise terminar, as campanhas #CompartilheCultura e #CompartilheNossoPatrimônio serão mantidas para compartilhar a reflexão sobre medidas para proteger os sítios do Patrimônio Mundial e promover o turismo sustentável. 

No Dia Mundial da Arte, em 15 de abril de 2020, a UNESCO, em parceria com o pioneiro da música eletrônica, o embaixador da Boa Vontade da UNESCO e presidente da CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), Jean Michel Jarre, conduzirá um debate online e uma campanha de mídia social, o "ResiliArt Debate", reunindo artistas e atores-chave do setor para chamarem atenção sobre o impacto da COVID-19 nos meios de subsistência de artistas e profissionais da cultura. O debate, organizado em parceria com a CISAC, tem o objetivo de informar o desenvolvimento de políticas e mecanismos financeiros que possam ajudar criadores e comunidades a superar a crise. Os criadores e os profissionais do setor de todo o mundo são incentivados a participar do "ResiliArt Debate" nas mídias sociais e convidar colegas artistas para mostrar o trabalho que produzem durante o confinamento.

Em 22 de abril, a UNESCO reunirá os Ministros da Cultura do mundo em uma reunião online sobre a COVID-19 e seu impacto na cultura. Com base no Fórum de Ministros da Cultura da UNESCO, realizado em 19 de novembro de 2019, a reunião ajudará os ministros a trocar informações e pontos de vista sobre o impacto da crise de saúde no setor cultural de seus países e a identificar medidas políticas de mitigação que sejam apropriadas em seus diversos contextos nacionais.

"Agora, mais do que nunca, as pessoas precisam de cultura", disse Ernesto Ottone R., diretor-geral adjunto para Cultura da UNESCO. “A cultura nos torna resilientes. Isso nos dá esperança. Ela nos lembra que não estamos sozinhos. É por isso que a UNESCO está fazendo todo o possível para apoiar a cultura, salvaguardar nossa herança e capacitar artistas e criadores, agora e depois que a crise passar”.

O fechamento de patrimônios históricos, museus, teatros e cinemas e outras instituições culturais está comprometendo o apoio financeiro à artistas e indústrias criativas, bem como a conservação de lugares extraordinários e os meios de subsistência das comunidades locais e profissionais da cultura. A COVID-19 suspendeu muitas práticas de patrimônio cultural imaterial, incluindo rituais e cerimônias, impactando as comunidades em todos os lugares. A pandemia também acarretou na perda de muitos empregos e afetou diretamente os artistas, que em sua maioria, em todo mundo, dependem de atividades auxiliares para complementar a renda de sua arte.

****

Mais informações sobre a resposta da UNESCO à COVID-19 no campo da cultura podem ser encontradas no site da UNESCO aqui.