<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 20:10:21 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Combate à desinfodemia: trabalhar pela verdade em tempos de COVID-19


© UNESCO

A COVID-19 tem causado uma pandemia paralela de desinformação que impacta diretamente as vidas e os meios de subsistência em todo o mundo. Falsidades e informações erradas têm provado que podem ser mortais e têm semeado confusão sobre escolhas pessoais e políticas que salvam vidas. 

Na campanha #CompartilheConhecimento, a UNESCO publicou dois resumos de políticas para oferecer insights fundamentais sobre a desinformação relacionada à COVID-19, que vem crescendo de maneira cada vez mais rápida e, dessa forma, impedindo o acesso a fontes de informação confiáveis e verdadeiras.

Os impactos da desinformação relacionada à COVID-19 são mais mortais do que a desinformação sobre outros assuntos, como política e democracia. É por isso que esta pesquisa, alinhada ao papel da UNESCO como laboratório de ideias, adotou o termo desinfodemia para descrever o problema

DESINFODEMIA: decifrar a desinformação sobre a COVID-19

Para extrair um significado da desinfodemia da COVID-19, considere o seu oposto – a informação. Se a informação dá autonomia (empodera) as pessoas, então a desinformação retira essa autonomia (desimpodera). O acesso a informações verificáveis e confiáveis torna significativo o direito à liberdade de expressão. A desinfodemia atua com o efeito contrário a esse direito durante a pandemia. O Resumo de Políticas 1 da UNESCO avalia nove tipos e quatro formatos de desinformação sobre o coronavírus, bem como identifica dez categorias de respostas que estão sendo mobilizadas em todo o mundo, muitas vezes, acompanhadas das implicações sobre a liberdade de expressão.

Download agui

Download em inglês | francês | espanhol

Versão para dispositivos móveis em inglês

DESINFODEMIA: dissecar as respostas da desinformação sobre a COVID-19

O Resumo de Políticas 2 analisa de forma crítica os dez tipos de respostas à propagação da desinformação sobre a COVID-19. As respostas se concentram em um ou mais pontos do ciclo da desinformação, quais sejam: produção, transmissão, recepção e reprodução. O resumo avalia de forma breve as respostas que funcionam para interromper a produção, para filtrar a desinformação durante a transmissão, para ajudar a inocular seus alvos com a recepção e prevenir a recirculação viral (viralização de informação). A avaliação mostra essas respostas de maneira holística e em relação aos impactos sobre os direitos de liberdade de expressão, de acesso à informação e à privacidade.

Download aqui

Download em inglês | francês | espanhol

Versão para dispositivos móveis em inglês

Os dois Resumos de Políticas:

  • analisam os tipos de desinformação viral que ajudam a conduzir a pandemia;
  • investigam como indivíduos, veículos da mídia, empresas de comunicação na internet e governos estão respondendo à contaminação do ecossistema de informações;
  • oferecem um rico subsídio para a reflexão sobre as ações realizadas no combate à desinfodemia;
  • avaliam os riscos em potencial associados às medidas restritivas; e
  • fornecem recomendações sobre como as respostas à crise podem ser melhoradas para se alinhar aos padrões internacionais de direitos humanos relativos ao acesso à informação, à liberdade de expressão e à privacidade.

O Setor de Comunicação e Informação da UNESCO publica esta pesquisa como parte do seu trabalho contínuo de promover a liberdade de expressão e o acesso universal à informação.

Este resumo de política recebeu o apoio do International Center for Journalists (ICFJ), que está prestando assistência aos jornalistas que trabalham na linha de frente da desinfodemia em todo o mundo, a fim de garantir que informações sobre saúde pública corretas, fidedignas e verificáveis alcancem as comunidades de todos os lugares.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez uma declaração sobre a COVID-19, de que “nosso inimigo é também a onda cada vez maior de desinformação”. Já no dia 2 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu como uma “infodemia massiva”, que está impedindo o acesso a fontes fidedignas e confiáveis de informação.

“Os resumos de políticas estão disponíveis sob a licença aberta Creative Commons, Attribution ShareAlike 3.0 IGO (CC BY SA 3.0 IGO)”.