<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 20:09:02 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Press release

Novos recursos para combater as teorias da conspiração sobre a COVID-19 por meio de senso crítico e empatia

14/08/2020

A UNESCO, em cooperação com a Comissão Europeia, o Twitter e o Congresso Judaico Mundial, está lançando uma série de recursos de aprendizagem visual, abrangentes e facilmente acessíveis, para aumentar a conscientização sobre a existência e as consequências das teorias da conspiração relacionadas à crise da COVID-19. Os recursos também abordam como reconhecer as teorias da conspiração, entender o que as motiva, refutá-las com fatos e responder com eficácia àqueles que as divulgam.

A pandemia da COVID-19 desencadeou uma pandemia paralela de desinformação e rumores perigosos na forma de teorias da conspiração, incluindo explicações rebuscadas sobre as origens do vírus, como ele pode ser eliminado e quem é o culpado por sua propagação. As teorias da conspiração enfraquecem a ciência, os fatos e a confiança nas instituições, assim como representam uma ameaça imediata para os indivíduos e as comunidades.

Sempre existiram teorias da conspiração, mas a pandemia em curso provou ser um terreno particularmente fértil para sua disseminação. Elas fazem parte de uma tendência mais ampla de ampliação do discurso de ódio e aumento de ataques racistas, xenófobos e antissemitas, que também visam a atingir as comunidades LGBTQ.

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, destacou os perigos da desinformação e dos rumores em relação à pandemia e a outras questões. “As teorias da conspiração causam danos reais às pessoas, à sua saúde e à sua segurança física. Elas amplificam e legitimam as ideias equivocadas sobre a pandemia e reforçam os estereótipos que podem alimentar a violência e as ideologias extremistas violentas”, disse ela.

Os infográficos, disponíveis em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo, serão amplamente divulgados nas redes sociais por meio da hashtag #PenseAntesDeCompartilhar (#ThinkBeforeSharing), das páginas de mídia social MIL CLICKS da UNESCO e do site da Comissão Europeia sobre o combate à desinformação.

Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia para Valores e Transparência, afirmou: “A desinformação e as teorias da conspiração prejudicam a saúde de nossas democracias – isso se tornou muito claro no contexto de uma pandemia global. Os cidadãos devem estar munidos com ferramentas úteis para reconhecê-las e desmascará-las. Para apoiar os cidadãos, as instituições públicas precisam trabalhar em conjunto e com plataformas digitais, profissionais da mídia, verificadores de fatos e pesquisadores, da forma como a Comissão Europeia e a UNESCO estão fazendo”.

Os recursos de aprendizagem visual complementam o trabalho da UNESCO em Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e os gráficos educacionais relationados , produzidos como parte da resposta da Organização à COVID-19. Eles foram elaborados com base nos conselhos de especialistas, como o autor do Guide to Conspiracy Theories, o professor Michael Butter; e os autores do Conspiracy Theory Handbook, Stephan Lewandowsky e John Cook.

Como parte do lançamento desses recursos, o prof. Butter destacou o importante papel da educação: “Agora já existem muitas evidências que mostram que as pessoas que aprenderam o que são e como funcionam as teorias da conspiração são muito menos receptivas a elas. É fácil: a educação é a chave”.

Lewandowsky afirmou que as teorias da conspiração podem ser vistas como despretensiosas, mas que elas podem ser perigosas; segundo ele, “as teorias da conspiração têm consequências adversas na sociedade. Isso é especialmente verdadeiro durante uma pandemia, quando a crença em conspirações pode prejudicar ou até matar pessoas. Portanto, é essencial que o público seja informado sobre como identificar as teorias da conspiração para que as ignore”.

A campanha é promovida como parte do trabalho da UNESCO na área de Informação Midiática e Informacional (Media and Information Literacye para combater o discurso de ódio, bem como apoiar seus programas sobre Prevenção do extremismo violento por meio da educação e Educação para a Cidadania Global.

 

****

Faça download, dê um like e compartilhe esses recursos de aprendizagem para que possamos todos nos engajar na educação de pares sobre esses assuntos. Prepare-se para celebrar a Semana Mundial da AMI (Global MIL Week 2020), de 24 a 31 de outubro, cujo tema será: Resistir à desinfodemia: Alfabetização Midiática e Informacional para todos, por todos.