<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 10:41:07 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Patrimônio e criatividade

Cidades criativas mobilizadas contra a COVID-19

Promover a cultura como uma fonte de resiliência

A Rede de Cidades Criativa (UNESCO Creative Cities Network - UCCN) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Rede é composta por 246 cidades de mais de 80 Estados-membros da UNESCO, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música.

Cidades em todo o mundo, incluindo as Cidades Criativas da UNESCO, foram afetadas pelo surto global de corona vírus (COVID-19). Mais do que nunca, em um período tão desafiador, o poder da cultura e da criatividade deve ser alavancado para fortalecer a cooperação entre as cidades e fortalecer os laços entre as pessoas e as comunidades. As Cidades Criativas da UNESCO têm sido mobilizadas para aumentar ainda mais a solidariedade e a colaboração entre as cidades para compartilhar informações valiosas, incluir suas medidas inovadoras e boas práticas, principalmente por meio da cultura e da criatividade, que estão sendo implementadas para lidar com o desafio mundial que todos estamos enfrentando na atualidade..

Apoio aos Estados-membros

Mecanismos de financiamento e ferramentas práticas (em inglês)