<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 01:50:24 Mar 16, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Brasil lançará Plano Nacional da Década da Ciência Oceânica

07/12/2021
14 - Life Below Water

Hoje, dia 7 de dezembro, às 13h, será lançado o Plano Nacional da Década da Ciência Oceânica no Brasil, durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. O Plano apresentará de forma concreta como será o caminho para catalisar soluções transformadoras baseadas na ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável, conectando as pessoas ao oceano. O objetivo é promover a ciência como base da tomada de decisão e para o desenvolvimento de ações coordenadas rumo ao “oceano que queremos”.  

No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representante científico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, é responsável pela implementação da Década da Ciência Oceânica no país. Para isso, conta com um Comitê de Assessoramento formado por representantes do MCTI, da UNESCO no Brasil, da Marinha do Brasil, da academia, da sociedade civil e do setor privado. O Brasil foi o primeiro país a instituir um Comitê Nacional em 2019 e conta com cinco Grupos de Apoio à Mobilização nas cinco regiões do Brasil.  

As metas e objetivos da Década foram pactuadas pelas Nações Unidas e lançadas em 2020. O Plano Nacional de Implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável é um instrumento de gestão que tem como base os resultados da consulta nacional (Relatórios Subnacionais: N, NE, SE, S, CO), que foram coproduzidos por mais de 2500 participantes de diferentes setores da sociedade em 2020 e que identificaram prioridades nacionais alinhadas aos desafios globais da Década do Oceano e da Agenda 2030. Do global ao local, a participação de pessoas e instituições locais na Década do Oceano é uma etapa essencial para a concepção e implementação dessas ações. O documento do Plano está disponível em: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/.     

O lançamento oficial do Plano terá transmissão online pelo canal do MCTI no YouTube (https://www.youtube.com/c/mcti/). No evento será apresentada a importância do Brasil na Década da Ciência Oceânica por representantes de instituições participantes do Comitê de Assessoramento da Década. Foram convidadas para a mesa de abertura as seguintes autoridades: Ministro Marcos Pontes; Secretário Marcelo Morales, Fábio Eon, coordenador de Ciências da UNESCO no Brasil; um representante da Marinha e o Comandante Frederico Nogueira, Vice-Presidente da COI. "O MCTI tem atuado na ampla articulação nacional para construir a ciência oceânica que o mundo precisa. O Brasil está preparado para alcançar os resultados da Década", afirma Morales.  

  

Confira a programação completa da Semana e mais eventos sobre Oceano e Antártica em: https://semanact.mcti.gov.br/