<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 12:47:30 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Press release

Diante da onda da Ômicron, os países conseguem manter suas escolas abertas

24/01/2022
04 - Quality Education
Com base nas lições dos últimos dois anos, a maioria dos países afetados pela variante Ômicron, altamente contagiosa, está conseguindo manter as escolas abertas com protocolos reforçados de saúde e segurança. Contudo, a interrupção contínua da educação ocasionou perdas na aprendizagem e, agora, são necessárias medidas mais ousadas para que tais perdas sejam recuperadas. De acordo com novos dados divulgados pela UNESCO no Dia Internacional da Educação, atualmente as escolas estão abertas na maioria dos países do mundo (135). Em um pequeno número de países (25), a oferta de educação foi temporariamente suspensa por meio da prorrogação das férias de fim de ano. Apenas 12 países optaram por fechar as escolas e adotar plenamente o ensino à distância, em vez do ensino presencial, desde o surto da variante Ômicron. Isso contrasta fortemente com o mesmo período do ano passado, quando as escolas foram fechadas e o ensino ocorria totalmente na modalidade à distância em 40 países.

A educação continua a ser profundamente perturbada pela pandemia, mas, atualmente, todos os países estão cientes dos custos dramáticos de manter as escolas fechadas, como a UNESCO tem declarado nestes últimos dois anos. A ampliação da vacinação e as lições aprendidas nos últimos dois anos resultaram em um novo modelo fundamentado em protocolos de saúde e segurança escolar.

Audrey Azoulay, diertora-geral da UNESCO

Dos países pesquisados, 12– incluindo Brasil, França, Cazaquistão, México, Palestina e Ucrânia – utilizam agora sistemas de monitoramento de alertas que acionam diferentes medidas de acordo com os níveis de infecção, tais como: uso de máscaras, lavagem das mãos, ventilação, distanciamento interno e externo, e a suspensão de aulas analisada caso a caso, a fim de evitar que todos os estudantes da escola sofram impactos negativos. Países como Canadá, França, Reino Unido e Itália também implementaram políticas de testes rápidos em massa para a permanência nos ambientes escolares. O apoio socioemocional, a assistência aos professores e os recursos financeiros são essenciais para a efetiva implementação desses protocolos. Mais uma vez, a UNESCO pede para que sejam intensificados os esforços para vacinar os professores, porque, em cerca de um em cada três países, eles não foram inseridos em nenhum grupo prioritário.

Se as escolas estão em vias de reabrir, nós também precisamos agir para trazer de volta à escola todas as crianças que se afastaram dela, bem como recuperar as perdas de aprendizagem. Sem ações corretivas e um foco nos estudantes mais vulneráveis, a pandemia da COVID-19 terá consequências dramáticas de longo prazo.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO

Uma pesquisa de larga escala, realizada em 11 países pela UNESCO e pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (International Association for the Evaluation of Educational Achievement – IEA), e divulgada hoje, relata que mais de 50% dos professores afirmaram que os estudantes não avançaram para os níveis esperados, enquanto a maioria dos professores concordou que era difícil fornecer o apoio necessário para os estudantes vulneráveis. Mais de 50% dos estudantes disseram estar ansiosos quanto às mudanças em suas escolas. Desde o início da pandemia, a UNESCO e sua Coalizão Global de Educação, que conta com 175 membros, catalisaram alianças em mais de 100 países para manter a continuidade da aprendizagem. Isso incluiu o estabelecimento de plataformas digitais, a formação de professores com habilidades digitais e o aumento do acesso a conteúdos de ensino à distância.

Para obter mais informações sobre os eventos organizados no Dia Internacional da Educação, inclusive na Dubai Expo 2020 e em Nova York, acesse aqui.

Contato de mídia: Clare O’Hagan