<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:58:32 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

UNESCO lança Relatório sobre os impactos sofridos pela indústria criativa durante a pandemia

10/02/2022
09 - Industry Innovation and Infrastructure

De acordo com o estudo, em 2020, a crise gerada pela pandemia levou o Valor Agregado Bruto nos setores cultural e de lazer a diminuir US$ 750 bilhões; 10 milhões de empregos foram perdidos 

Os dados fazem parte do Relatório “Remodelando Políticas para a Criatividade” publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O documento mostra que o setor cultural vem sofrendo grandes impactos desde o início da pandemia, enquanto o apoio para o desenvolvimento de projetos culturais e de lazer continua diminuindo. Em vários países, as receitas do setor caíram entre 20% e 40%.  

  

O Relatório revela também que o acesso das pessoas a conteúdos culturais digitais aumentou. Neste sentido, o documento afirma ser necessário e urgente criar “sistemas de remuneração justos para artistas e produtores de conteúdos consumidos online”.  Apesar do fluxo de bens e serviços culturais estar aumentando no mundo, tem havido pouco progresso para encurtar as disparidades entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.   

  

De acordo com o Estudo, a crise global causada pela pandemia expôs os desafios para garantir a preservação da diversidade de expressões culturais no mundo. O Relatório destaca também o valor essencial do setor cultural e criativo durante a pandemia, como instrumento de coesão social, recursos educativos e bem-estar de pessoas em momentos de crise. Contudo, ao mesmo tempo, o potencial do setor em produzir crescimento econômico acabou sendo prejudicado.   

  

O acesso a várias formas de expressão cultural ficou restrito no mundo todo, prejudicando a habilidade de se contribuir para o desenvolvimento econômico.  O setor cultural representa 3,1% do Produto Interno Bruto Global e 6,2% das vagas de emprego. Os gastos públicos nas indústrias criativas já estavam em queda mesmo antes da COVID-19 e, com isso, houve um colapso na renda e nos empregos do setor, piorando ainda mais as condições de trabalho precárias de muitos artistas no mundo todo. A pandemia deixou ainda mais evidente a vulnerabilidade dos profissionais da área cultural.   

  

Para mais informações sobre o Relatório da UNESCO “Remodelando Políticas para a Criatividade” e para acessar o conteúdo na íntegra (disponível em inglês, francês e espanhol), clique aqui