<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:17:19 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

UNESCO no Brasil celebra o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável

03/03/2022

Em novembro de 2019, a Conferência Geral da UNESCO proclamou a data 4 de março como o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável para aumentar a conscientização sobre o papel da engenharia na vida moderna, essencial para mitigar o impacto da mudança climática e promover o desenvolvimento sustentável.

Para comemorar este Dia Internacional, a UNESCO no Brasil publica o resumo em português do Relatório da UNESCO Engenharia para o desenvolvimento sustentável, lançado inicialmente em inglês em 2021.

Este relatório mostra como a igualdade de oportunidades para todos é fundamental para garantir uma profissão inclusiva e com equilíbrio em relação a gênero, de modo que possa responder melhor à escassez de engenheiros para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Relatório também fornece um breve panorama das inovações da engenharia que estão moldando nosso mundo, especialmente as tecnologias emergentes, tais como big data e inteligência artificial (IA), que são fundamentais para enfrentar os desafios prementes que a humanidade e o planeta enfrentam.

Ele também analisa as transformações da educação e da capacitação em engenharia neste início da Quarta Revolução Industrial, que permitirão aos engenheiros enfrentar os desafios futuros. O Relatório destaca o esforço mundial necessário para abordar as disparidades regionais específicas, ao mesmo tempo em que resume as tendências da engenharia nas diferentes regiões do mundo.