<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:16:55 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Webinar gratuito para ajudar jornalistas a relatarem sobre novos desenvolvimentos da COVID-19

24/01/2022
Como relatar sobre novas variantes da COVID-19, o desenvolvimento de vacinas, medicamentos, bem como as várias medidas sanitárias? Por meio de uma parceria com o Centro Knight para o Jornalismo e a OMS, a UNESCO apresenta um novo webinar destinado a jornalistas, para apoiá-los na abordagem profissional dessas questões.

O webinar “Variantes, vacinas e medicamentos: o que os jornalistas precisam saber para melhorar a cobertura sobre a COVID-19” acontecerá na quinta-feira, 27 de janeiro, de 16h às 19h (horário da Europa Central, em inglês, Central European Time – CET) ou de 9h às 12h (horário Central dos Estados Unidos, GMT -6). O evento será transmitido ao vivo pelo Zoom e pelo YouTube em inglês, com tradução simultânea para árabe, francês, espanhol e português.

A cada mudança de rumos da pandemia da COVID-19 e da desinfodemia que a acompanha, nunca foi tão importante a necessidade de um jornalismo consciente e com base no conhecimento. À medida que surgem novas variantes, vacinas são distribuídas e novos medicamentos são desenvolvidos, a UNESCO se orgulha de trabalhar com parceiros e apoiar jornalistas com ferramentas e recursos em seu importante trabalho, fornecendo à esfera pública informações precisas, verificadas e oportunas. Muitas habilidades na cobertura da pandemia também são úteis para desmascarar a desinformação sobre outras histórias importantes, como eleições, mudança climática e desastres naturais.

Tawfik Jelassi, diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO

Este webinar é organizado pela Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, em Austin, em parceria com a UNESCO e com a Organização Mundial de Saúde (OMS) com financiamento da OMS e do Programa de Multidoadores da UNESCO para a Liberdade de Expressão e a Segurança de Jornalistas.

“Nunca foi tão urgente comunicar de maneira clara e cuidadosa sobre ciência e saúde pública. Na OMS, nós somos gratos aos jornalistas de todo o mundo que trabalharam tanto para transmitir questões complexas durante a pandemia da COVID-19 e refletir as vozes das pessoas ao redor do mundo enquanto atravessavam essa crise sem precedentes. Este webinar é o próximo passo em nossa colaboração contínua”, diz Gabriella Stern, diretora de Comunicações da OMS.

“Temos o prazer de novamente unir forças com a UNESCO e a OMS para continuar nossos esforços para alcançar milhares de jornalistas em todo o mundo, em várias línguas, com recursos e treinamento para ajudá-los a melhorar sua cobertura da pandemia”, diz o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight. 

Um notável grupo de jornalistas científicos, cientistas e especialistas de outras áreas discutirá maneiras de melhorar a cobertura da imprensa sobre a pandemia e questões fundamentais que repórteres e editores devem considerar ao informar o público sobre a COVID-19. O webinar também abordará formas de combater a desinformação.

Os palestrantes serão os seguintes:

  • Guilherme Canela, chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas, UNESCO
  • Gabriella Stern, diretora de Comunicações, OMS
  • Deborah Blum, diretora do Knight Jornalismo Científico, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
  • Davey Alba, repórter do New York Times (Estados Unidos)
  • Federico Kukso, jornalista científico independente e membro do conselho da Federação Mundial de Jornalistas Científicos (WFSJ) (Argentina)
  • Mandi Smallhorne, presidente da Associação Sul-Africana de Jornalistas Científicos e vice-presidente da WFSJ (África do Sul)
  • Jane Qiu, jornalista científica independente (China)
  • Kai Kupferschmidt, repórter da Science Magazine (Alemanha)
  • Angela Rasmussen, virologista da Organização de Vacinas e Doenças Infecciosas da Universidade de Saskatchewan (Canadá)
  • Purvi Parikh, alergista e imunologista do grupo Allergy and Asthma Associates of Murray Hill e professor adjunto clínico da New York University School of Medicine (Estados Unidos)
  • Akin Jomah, editor da Nature Africa (Nigéria)
  • Amy Maxmen, reporter senior da Nature (Estados Unidos)
  • Josh Michaud, diretor associado de Saúde Mundial da Kaiser Family Foundation (Estados Unidos)
  • Mohammed Yahia, editor executivo da Nature Research no Oriente Médio (Egito)
  • Maria van Kerkhove, responsável técnica sobre COVID-19 da OMS
  • Margaret Harris, porta-voz para COVID-19 da OMS

As gravações multilíngues do webinar serão adicionadas a um hub especial de cursos e recursos (courses & resources) sobre a cobertura da COVID-19, hospedado no site de Cursos de Jornalismo do Centro Knight. Esse hub de materiais pedagógicos tem links para resumos, cursos autodirigidos sobre cobertura da pandemia e vacinas, e o webinar “Cobertura das vacinas contra COVID-19: o que os jornalistas precisam saber”, realizado em 2021, que recebeu mais de 10 mil visualizações e está disponível em 13 línguas. O hub também foi criado pelo Centro Knight, em parceria com a UNESCO e com financiamento da União Europeia.

Para obter mais informações e para se inscrever no webinar, acesse: https://journalismcourses.org/pt-br/eventos/webinar-como-apr...