<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:18:40 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Press release

Declaração da UNESCO sobre os recentes acontecimentos na Ucrânia

25/02/2022
16 - Peace, Justice and Strong Institutions

A UNESCO está profundamente preocupada com as operações militares em andamento e a escalada da violência na Ucrânia.  Conforme declarado pelo secretário-geral da ONU, tais operações são violações da integridade territorial e da soberania da Ucrânia e são incompatíveis com a Carta das Nações Unidas.

A UNESCO pede respeito ao direito internacional humanitário, em particular a Convenção da Haia de 1954 para a Proteção de Bens Culturais em Caso de Conflito Armado e seus dois Protocolos (1954 e 1999), para garantir a prevenção de danos ao patrimônio cultural em todas as suas formas. 

 

Isso também inclui as obrigações derivadas da Resolução 2222 (2015) do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a proteção de jornalistas, profissionais da mídia e pessoal associado em situações de conflito, de promover a mídia livre, independente e imparcial como um dos fundamentos essenciais de uma sociedade democrática, e que podem contribuir para a proteção dos civis. 

 
A UNESCO também pede a contenção de quaisquer ataques ou danos a crianças, professores, profissionais da educação ou escolas, e que o direito à educação seja mantido. 

 

  • Contato de imprensa: Thomas Mallard, +33 1 45 68 22 93