<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:15:19 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Dia Internacional da Mulher

08/03/2022
05 - Gender Equality

Hoje (8/03), a UNESCO une sua voz à de toda a família da ONU para celebrar o Dia Internacional da Mulher 2022, que neste ano traz o tema “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”. A data temo objetivo de ressaltar a liderança das mulheres nos movimentos globais de mudança, apesar dos vários obstáculos que elas ainda enfrentam em todo mundo.   

 

As mulheres desempenham cada vez mais um papel central para que tenhamos soluções para temas como justiça climática, direito à educação e avanço científico. Sem igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e igualitário permanece fora de nosso alcance. A UNESCO defende e seguirá atuando na missão de empoderar meninas e mulheres, em acordo com sua Prioridade Global para a Igualdade de Gênero. Um futuro melhor para todos depende dessa mudança. 

 

A despeito das conquistas já alcançadas, o combate às situações de violência e preconceito de gênero segue urgente. Todos nós devemos ter a consciência para agir de forma decisiva na construção de uma sociedade mais igualitária, de respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. Globalmente, as mulheres ganham apenas 77% da remuneração recebida por homens; são donas de menos de 20% de toda as terras; e representam somente um em cada três pesquisadores.  

 

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, divulgou uma mensagem destacando que a igualdade de gênero para amanhã deve começar hoje, sobretudo com a participação ativa da nova geração: “Este ano, no Dia Internacional da Mulher, gostaria de aplaudir esta nova geração de mulheres jovens – por sua coragem em falar, inspirar outras e mobilizar seus pares, para um amanhã mais sustentável”. 

  

Em sua mensagem, a diretora-geral enfatiza que, apesar dos desafios, as mulheres de hoje estão liderando movimentos globais de mudança. Estão lidando com questões globais como justiça climática, liberdade de imprensa e acesso ao progresso científico. E que a UNESCO, na busca por um amanhã melhor, vai continuar a empoderar meninas e mulheres, de acordo com sua prioridade global voltada para a igualdade de gênero. “Hoje, peço a todos os Estados-Membros da UNESCO que empoderem mulheres e meninas, para que possam liderar a construção de um mundo mais sustentável. Juntos, podemos garantir que, quer as mulheres sussurrem, falem ou gritem, suas vozes sejam ouvidas”, finaliza Azoulay.  

 

Leia mais: