<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:41:10 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Nota de Pesar

22/02/2022
17 - Partnerships for the Goals

Candido Mendes de Almeida

A Representação da UNESCO no Brasil lamenta profundamente o falecimento do acadêmico Candido Mendes de Almeida, um dos grandes pensadores e um dos principais educadores da história do Brasil.
 
Figura pioneira e dono de um espírito público único, Candido Mendes ocupava a cadeira número 35 da Academia Brasileira de Letras. Foi um intelectual de referência, na democratização do acesso à educação no país e no desenvolvimento do ensino de excelência, considerando sempre a busca por um Brasil melhor e mais justo como o objetivo final de seu conhecimento. Foi um paladino da liberdade, defendendo presos e intelectuais perseguidos politicamente.
 
Bacharel em Direito e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, na Universidade do Brasil, ele era o reitor da Universidade Candido Mendes, instituição fundada pela família em 1902. Lecionou como professor visitante em algumas das principais universidades americanas, como Harvard, Columbia, Stanford, Princeton e Nova Iorque. Fundou o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), entidade responsável por relevantes investigações no campo das ciências humanas e sociais.
 
Candido Mendes deixa obras que marcarão para sempre a transformação do Brasil moderno por meio da educação, entre elas: “Nacionalismo e Desenvolvimento” (1963), “O País da Paciência” (2000), “Subcultura e mudança: por que me envergonho do meu país" (2010), “A razão armada” (2012). 
 
Candido Mendes foi presidente do Comitê de Programas do International Social Science Council (ISSC), 1974 – órgão representativo das organizações não governamentais de Ciências Sociais reconhecidas pela UNESCO. Sua proximidade com a Organização deixa um legado inestimável para a trajetória da UNESCO no Brasil e sua missão de promover uma educação de qualidade, que favoreça a construção de um futuro mais justo e igual para todos.

A Representação da  UNESCO no Brasil perde uma referência e um grande amigo e se solidariza com a esposa, Dra. Margarete Dalcomo, seus filhos e netos e todos aqueles da grande família que ele construiu na Universidade Candido Mendes.