<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:39:44 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Programas de formação IIPE (UNESCO)

23/02/2022
04 - Quality Education

Inscrições abertas

O Escritório para a América Latina do Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) da UNESCO está abrindo seu programa anual de formação com o objetivo de responder aos desafios do planejamento e gestão educacional nos países da região. De acordo com os objetivos e compromissos da Agenda Educação 2030, os cursos e programas de formação permitem aos funcionários e especialistas fortalecer seus conhecimentos e habilidades para gerar mudanças nos sistemas de educação, com o objetivo de torná-los mais equitativos, mais inclusivos e de melhor qualidade.

 

A oferta de formação é dirigida a profissionais da América Latina e da África de língua portuguesa e espanhola que trabalham nas áreas de planejamento, avaliação, desenvolvimento e/ou implementação de projetos, programas e políticas em diferentes esferas educacionais, tanto em organizações governamentais como não governamentais.

 

No ano de 2022, o Instituto terá três programas regulares em português, que serão ministrados inteiramente online e abordarão questões críticas no planejamento da educação no contexto atual da região. Estes são:

 

●    Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais

O PRF é um espaço de formação oferecido anualmente desde a criação do Escritório para a América Latina do IIEP UNESCO. Até 2021, 597 profissionais da área de política educacional da América Latina e dos países africanos de língua portuguesa participaram e completaram este programa. O programa é organizado em quatro cursos que abordam as principais áreas conceituais e práticas de planejamento, análise, desenho e avaliação de políticas públicas na educação. Ao final do curso, há um encontro presencial opcional de uma semana (sujeito às condições sanitárias) em um país da região, que muda a cada nova edição do programa.

●    Programa Virtual de Formação em Políticas Digitais em Educação

O objetivo do Programa é promover e aprimorar estratégias de inclusão tecnológica que favoreçam melhorias nos processos de ensino e aprendizagem nos sistemas educacionais dos países da região. Este programa propõe abordar a análise e a concepção de políticas digitais a partir de uma visão estratégica e abrangente, focada nas necessidades dos novos cenários de mudança.

 

●    Curso Virtual de Planejamento Educacional Sensível a Crises

O curso visa fornecer conceitos e ferramentas concretas para colocar este tipo de planejamento em prática e promover estratégias para lidar com as crises que se tornaram inevitáveis nos contextos atuais. O planejamento e gestão educacional sensível a crises são ferramentas-chave para prevenir, preparar e mitigar alguns dos efeitos que diferentes tipos de crises podem ter nos sistemas educacionais da região. 

 

Encontre todos os detalhes da oferta de formação para 2022 no site do IIPE UNESCO.