<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:09:05 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Press release

TikTok une forças com a UNESCO e o WJC para combater o negacionismo e as distorções online sobre o Holocausto

27/01/2022

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a UNESCO e o Congresso Judaico Mundial (World Jewish Congress – WJC) lançaram uma nova parceria com a plataforma online TikTok para combater a distorção e o negacionismo do Holocausto. Os usuários que pesquisarem termos relacionados ao Holocausto serão redirecionados para informações verificadas.

A circulação de informações falsas sobre o Holocausto é um problema cada vez maior no mundo online, e nem todas as plataformas estão tomando medidas efetivas para conter essa tendência prejudicial. Em agosto do ano passado, o Centre for Countering Digital Hate disse que 84% do conteúdo antissemita denunciado às empresas de mídia social foi autorizado a permanecer em suas plataformas.

 De acordo com dados da ONU e da UNESCO, 17% do conteúdo relacionado ao Holocausto no TikTok era de negação ou continha distorções sobre o Holocausto. Diante desse problema, a plataforma decidiu agir, valendo-se da experiência da UNESCO e do WJC.

A partir de hoje, os usuários do TikTok que pesquisarem termos e expressões relacionados ao Holocausto, como “vítimas do Holocausto” ou “sobrevivente do Holocausto”, encontrarão um banner no topo de seus resultados de busca que os convida a visitar o site www.aboutholocaust.org, desenvolvido pelo WJC e pela UNESCO. Os usuários que pesquisarem termos relacionados ao Holocausto que violam as Diretrizes da Comunidade do TikTok serão informados que os resultados dessa busca foram proibidos e verão o mesmo banner que os convida a visitar o site educacional do WJC e da UNESCO.

Hospedado conjuntamente pelo WJC e pela UNESCO, o site AboutHolocaust.org apresenta os fatos do Holocausto em 19 línguas, instruindo os leitores sobre as raízes históricas do genocídio, seus processos e suas consequências.

Negar, distorcer ou banalizar os fatos verdadeiros do Holocausto é uma forma perniciosa de antissemitismo contemporâneo. Nós saudamos o compromisso do TikTok de atuar com a UNESCO e o WJC. Todas as plataformas online devem assumir a responsabilidade pela disseminação do discurso de ódio e promover fontes confiáveis de informação.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO

O Congresso Judaico Mundial tem orgulho de firmar parceria com a UNESCO e o TikTok para disponibilizar informações factuais e confiáveis sobre o Holocausto para 1 bilhão de usuários mensais. O TikTok é conhecido por sua capacidade de atingir um público mais jovem, mas muitos deles ignoram os horrores do Holocausto e são particularmente suscetíveis à desinformação. Assim, nós saudamos a plataforma, que assume a responsabilidade e alavanca seu alcance para impedir a propagação do antissemitismo e do negacionismo acerca do Holocausto.

Ronald S. Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial

Nós acreditamos que a educação desempenha um papel essencial na luta contra o ódio, e é por isso que estamos orgulhosos de firmar parceria com o Congresso Judaico Mundial e com a UNESCO, para ajudar as pessoas a aprenderem sobre o Holocausto e entenderem seu papel na luta contra o antissemitismo moderno. Comportamentos que disseminam o ódio são incompatíveis com o ambiente inclusivo do TikTok, e continuaremos a nos esforçar ao máximo para manter nossa plataforma livre de ódio, ao mesmo tempo em que aproveitamos o poder do TikTok para educar nossa comunidade.

Liz Kanter, diretora de Relações Governamentais, Reino Unido, Irlanda e Israell - TikTok

A desinformação sobre o Holocausto e as teorias da conspiração antissemitas aumentaram de maneira drástica nas plataformas de mídia social desde o surto da COVID-19. A ignorância generalizada e cada vez maior sobre a história do Holocausto alimenta o problema. Um estudo de 2020 revelou que 41% dos jovens adultos norte-americanos acreditam que foram mortos 2 milhões ou menos de judeus, não 6 milhões. Na França, 69% dos entrevistados pertencentes à geração millenial e à geração Z não sabiam o número correto; na Áustria, essa proporção foi de 58% dos entrevistados da mesma faixa etária.

Há um ano, a UNESCO e o WJC assinaram uma parceria semelhante com o Facebook. Desde então, o site AboutHolocaust.org foi acessado quase 400 mil vezes em mais de 100 países.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é a agência da ONU com mandato específico de promover a educação sobre o Holocausto e o genocídio. A Organização aborda o negacionismo e as distorções sobre o Holocausto, bem como todas as formas de antissemitismo. A UNESCO estuda e documenta o Holocausto, apoia os Estados no desenvolvimento de seus programas educacionais, forma educadores e produz recursos educacionais para estudantes em âmbito global. A Organização tem cinco Cátedras em todo o mundo que são dedicadas especificamente a essa área.

#WeRemember #NeverAgain [#NósLembramos #NuncaMais]

Contato de mídia: Clare O’Hagan; c.o-hagan@unesco.org, +33 (0) 1 45 68 17 29

Mais informações sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto aqui