Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais
PRF

O Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais (PRF) é um espaço de formação que tem sido oferecido anualmente desde a fundação do Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO. Até o ano de 2021, 586 profissionais da área de política educacional da América Latina e dos países africanos de língua espanhola e portuguesa já participaram e concluíram este programa. 

Próxima Edição

Prazo de inscrição: 15 de março de 2022.

Início do programa: 05 de abril de 2022.

Duração do programa: de terça-feira 5 de abril a segunda-feira 21 de novembro de 2022 (com intervalos de recessos semanais)

Carga horária: 440 horas.

Encontro presencial: A confirmar.

Objetivos

Este programa propõe que os participantes:

  • Contextualizem o planejamento educacional na região no âmbito das metas do ODS 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas.
  • Identifiquem as questões prioritárias de política educacional na agenda pública regional.
  • Selecionem e interpretem indicadores educacionais para informar a tomada de decisões e desenvolver um diagnóstico do setor educacional. 
  • Formulem uma estratégia de intervenção e planejamento de ações concretas de uma política e/ou programa educacional. 
  • Elaborem planos de avaliação de políticas e/ou programas educacionais a partir de uma perspectiva integral, como um elemento inseparável do planejamento e gestão.
  • Analisem o funcionamento das instituições educacionais em relação à viabilidade de implementação de políticas e/ou programas.

Estrutura e conteúdo

O programa é organizado em 4 cursos que abordam os principais núcleos conceituais e práticos do planejamento, análise, desenho e avaliação de políticas públicas na educação.

A partir dos compromissos assumidos com o ODS 4 e a Agenda E-2030, apresentam-se os processos educacionais envolvidos no planejamento das políticas púbicas na América Latina. Identificam-se os desafios enfrentados pelos sistemas educacionais da região, levando em consideração principalmente o novo contexto imposto pela pandemia.

O curso oferece ferramentas para o diagnóstico e a análise situacional, reconhecendo a importância de desenvolver políticas públicas informadas. Trabalha-se também o desenho de uma estratégia de intervenção e a programação das ações que farão parte da proposta de política educacional no TCP

O último curso é integrador e retoma o que foi estudado nos cursos anteriores. Incorporam-se conceitos e ferramentas operacionais para acompanhar a implementação e avaliação das propostas de políticas educacionais trabalhadas no TCP.

Modalidade

O programa é desenvolvido online através do Campus Virtual do IIPE UNESCO. A fim de fortalecer as habilidades profissionais, a sala de aula virtual dispõe de recursos que favorecem processos de aprendizagem autônomos e a reflexão em grupo por meio do intercâmbio de saberes e experiências entre os participantes. 

Atividades assíncronas (fóruns temáticos, produções individuais e colaborativas) e atividades síncronas (reuniões de tutoria e webinars com a participação de especialistas regionais e internacionais) são realizadas em diferentes meios e aplicações. 

A formação tem a presença permanente de uma tutoria acadêmica que acompanha cada etapa do programa, orienta, avalia e fornece feedback sobre os processos de aprendizagem dos participantes e a preparação dos trabalhos finais do curso e da conclusão do programa.

Encontro presencial

Ao final do curso, há um encontro presencial opcional de uma semana* em um país da região que muda com cada nova edição do programa. Este encontro inclui palestras, workshops e visitas de campo ao sistema educacional daquele país.

O custo desta reunião presencial é adicional ao custo do programa.

*Devido ao atual contexto da pandemia, o encontro presencial está sujeito à situação sanitária.

Avaliação e certificação

Para obter o Certificado de Conclusão, cada participante deve ter concluído satisfatoriamente os quatro cursos virtuais, o que implica na participação nas atividades e aprovação dos quatro Projetos Finais. Além disso, é necessária a elaboração e aprovação de um Trabalho de Conclusão do Programa (TCP).

O TCP consiste na elaboração de uma proposta de política ou programa educacional para uma área geográfica específica, campo, nível e/ou modalidade educacional. O trabalho inclui o desenvolvimento do diagnóstico ou análise situacional, a estratégia a ser implementada e uma programação preliminar.

Formas de pagamento

  • Principais cartões de crédito e pré-pagos (Visa, MasterCard, American Express etc.), por meio do sistema PayPal.
  • Transferência ou depósito bancário.

Consultas de valores, descontos especiais e pagamento em parcelas, entre em contato com: formacion@iiep.unesco.org.

Data

Público

  • Servidores responsáveis por atividades de geração de informações, análise de dados e formulação, planejamento, implementação e avaliação de programas, planos e políticas de educação.
  • Profissionais das áreas de pesquisa educacional, estatísticas educacionais, planejamento educacional, avaliação educacional, currículo e desenvolvimento profissional docente.
  • Líderes sociais, parlamentares ou sindicais que tenham interesse no planejamento e gestão de sistemas educacionais.

Inscrição

Idioma

Bilíngue (português e espanhol)

Contato

Para consultas, entre em contato com:
 formacion@iiep.unesco.org