<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 14:39:31 Mar 16, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Educação para a cidadania global no Brasil

A educação para a cidadania global (ECG) é uma das áreas de trabalho estratégicas do Programa de Educação da UNESCO (2014-2017), bem como uma das três prioridades da Iniciativa Global Educação em Primeiro Lugar, liderada pelo Secretariado-geral da ONU e lançada em setembro de 2012.

Educação para refugiados e migrantes

Experiências brasileiras exitosas de educação para refugiados e migrantes

Este vídeo faz parte da iniciativa da UNESCO no Brasil de apresentar experiências brasileiras exitosas de educação para refugiados e migrantes desenvolvidas no âmbito da educação infantil, da educação indígena e do ensino da língua portuguesa para jovens e adultos. Seu objetivo é divulgar boas práticas para o alcance da agenda Educação 2030, de “não deixar ninguém para atrás” por meio da garantia do direito à educação de forma inclusiva, conforme previsto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4).

A educação para a cidadania global capacita estudantes de todas as idades com valores, conhecimento e habilidades que, ao mesmo tempo, baseiam-se em e incutem o respeito por direitos humanos, justiça social, diversidade, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental, além de empoderar os aprendizes para que se tornem cidadãos globais responsáveis. A ECG oferece aos estudantes as competências e a oportunidade de compreender seus direitos e suas obrigações para que, assim, promovam um mundo e um futuro melhores para todos.

O trabalho da UNESCO com relação à ECG é guiado por uma abordagem em três vertentes:

  • diálogo de políticas em conexão com a agenda educacional pós-2015
  • oferecimento de orientação técnica sobre ECG e promoção de pedagogias transformadoras
  • função de clearing house (coleta e disseminação de informação e conhecimento)

Saiba mais (em inglês)