<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 15:41:59 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Educação 2030 no Brasil

© UNESCO

A Declaração de Incheon, aprovada no Fórum Mundial de Educação, ocorrido na Coreia do Sul, em maio de 2015, confiou à UNESCO a liderança e coordenação da Educação 2030 por meio de orientação e apoio técnico no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, a  UNESCO participou ativamente na elaboração do Marco de Ação da Agenda Educação 2030 para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a educação (ODS 4), que visa a "assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".

Além dessa liderança, a UNESCO monitora os avanços da educação no mundo de forma mais ampla por meio de pesquisa e promoção de debates internacionais.

Saiba mais:

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade

Em 2015, a comunidade internacional discutiu sobre os esforços para um desenvolvimento sustentável e enfatizaram a importância da educação para se alcançar esse desenvolvimento e garantir um futuro sustentável para todos. Assim, estabeleceram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS formam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Esses 17 objetivos e metas globais visam a estimular ações para os próximos 15 anos (de 2015 a 2030), com foco em cinco princípios iniciados com a letra “P”, que são de suma importância:

  1. Pessoas,
  2. Planeta,
  3. Prosperidade,
  4. Paz e
  5. Parceria.

A comunidade de educação se reuniu no Fórum Mundial de Educação, na Coreia do sul, em 2015, e definiu a Declaração de Incheon, que constitui o compromisso da comunidade de educação em relação ao ODS 4, voltado especificamente para a educação: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Além disso, a Declaração estabeleceu a agenda Educação 2030, que confiou à UNESCO liderar, coordenar e ser o ponto focal para a educação no âmbito da coordenação principal dos ODS. O Marco de Ação Educação 2030 descreve como traduzir em prática os compromissos estabelecidos em Incheon em âmbitos nacional, regional e mundial, além de fornecer diretrizes para a implementação da Educação 2030.

O ODS 4 impulsiona o sucesso dos demais objetivos, que, por sua vez, refletem o papel importante da educação ao encapsular metas do ODS 4. Em outras palavras, a educação também está incluída nos objetivos relacionados a saúde, crescimento e emprego, consumo e produção sustentáveis, entre outros. 

Global Education Monitoring Report (GEM Report)

A Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação especifica que o mandato do Relatório de Monitoramento Global da Educação (Relatório GEM) é ser “o mecanismo para orientar o monitoramento e a elaboração de relatórios sobre o ODS 4 e sobre educação nos outros ODS propostos”, responsável por informar sobre a implementação de estratégias nacionais e internacionais para ajudar os parceiros relevantes a se responsabilizar por seus compromissos como parte do acompanhamento e da revisão geral dos ODS. Ele é elaborado por uma equipe independente organizada pela UNESCO.
 

Relatório GEM 2020

O "Relatório de Monitoramento Global de Educação 2020: inclusão e educação: todos, sem exceção" (Relatório GEM 2020) analisa os mecanismos sociais, econômicos e culturais que discriminam crianças, jovens e adultos em situação de desvantagem, e os excluem da educação ou os mantêm marginalizados.  

Estimulados por seu compromisso de cumprir o direito à educação inclusiva, os países estão expandindo sua visão sobre a inclusão na educação e colocando a diversidade no centro de seus sistemas. No entanto, a implementação de leis e políticas bem-intencionadas nem sempre é bem-sucedida. Lançado no início da década de ação para 2030, e no meio da crise da COVID-19, que exacerbou as desigualdades subjacentes, o Relatório percebe que a resistência em atender às necessidades de todos os estudantes é uma ameaça real para se alcançar as metas globais da educação.

O Relatório GEM 2020 identifica as práticas de governança e financiamento, currículos, livros didáticos e avaliações, formação de professores, infraestrutura escolar e relações com estudantes, pais e comunidades que podem promover o processo de inclusão. Além disso, recomenda políticas para que a diversidade dos estudantes seja enaltecida como uma força de coesão social..

Dois novos sites complementam a quarta edição do Relatório GEM: o PEER descreve como os países abordam a inclusão, servindo como um recurso para o diálogo sobre as políticas; e o SCOPE oferece a oportunidade de interagir com os dados e explorar os indicadores selecionados do ODS 4.

Saiba mais:

Dia Internacional da Educação

A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, em celebração ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento. Sem uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e sem oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade entre homens e mulheres e quebrar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás. 

Atualmente, 258 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não conseguem ler nem realizar operações básicas de matemática; menos de 40% das meninas da África Subsaariana completam a etapa inicial da educação secundária; e cerca de 4 milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. O direito deles à educação está sendo violado, e isso é inaceitável. 

MENSAGEM DA DIRETORA-GERAL

“Porque agora, mais do que nunca, nós precisamos nos mobilizar. A UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Educação, pede por ação – ação para a educação. Autoridades políticas de alto nível e cidadãos, Estados e associações, professores e familiares de estudantes: todos, à sua maneira, têm um papel a desempenhar para tornar o direito à educação uma realidade para todos. É nossa responsabilidade para as gerações futuras”. 

— Audrey Azoulay, diretora-geral, mensagem por ocasião do Dia Internacional da Educação

Futuros da Educação

A iniciativa da UNESCO Futuros da educação: Aprender a Tornar-se tem como objetivo repensar a educação e dar forma ao futuro. A iniciativa está catalisando um debate mundial sobre como recuperar o conhecimento, a educação e a aprendizagem em um mundo cada vez mais complexo, incerto e precário.