<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 15:18:20 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Educação para o desenvolvimento sustentável

Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável. A EDS significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem.

Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.

Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empoderar estudantes a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A educação ambiental promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.

A UNESCO visa a melhorar o acesso à educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável em todos os níveis e em todos os contextos sociais, para transformar a sociedade, ao reorientar a educação e ajudar as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos necessários para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de incluir questões de desenvolvimento sustentável, como os riscos de desastres naturais, a mudança climática e a biodiversidade, no ensino e na aprendizagem. Os indivíduos devem se tornar atores responsáveis que resolvem desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo mais sustentável.

O que a UNESCO faz em EDS no Brasil?

A UNESCO é a agência líder da ONU para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)  é responsável pela gestão, pela coordenação e pela implementação em âmbito global do Programa de Ação Global (Global Action Programme - GAP) em ESD. 

O GAP concentra-se na geração e na ampliação de ações em torno de cinco áreas prioritárias: impulsionar políticas; transformar ambientes de aprendizagem e de formação; capacitar educadores e formadores; mobilizar e capacitar jovens; e fomentar soluções sustentáveis no âmbito local. A UNESCO no Brasil exerce um papel fundamental na promoção de EDS.

A UNESCO apoia os países no desenvolvimento e na expansão de atividades educacionais relacionadas a questões de sustentabilidade, como a mudança climática, a biodiversidade, a redução de riscos e desastres, temas relacionados a água, diversidade cultural e estilos de vida sustentáveis por meio da ESD. Além disso, a UNESCO oferece subsídios aos formuladores e gestores de políticas sobre como integrar a ESD às políticas de educação, aos currículos e ao processo de formação de professores. Portanto, a educação deve promover o pensamento crítico, a projeção de cenários futuros e a tomada de decisões de forma colaborativa, capacitando os estudantes a viver com responsabilidade e enfrentar os complexos desafios globais.

A UNESCO promove a formação de professores para garantir que as escolas integrem a ESD às suas práticas. Por exemplo, estão disponíveis cursos online para professores sobre a introdução à mudança climática e materiais pedagógicos para capacitação de professores em mudança climática e desenvolvimento sustentável, inclusive uma versão adaptada para o contexto brasileiro.

A UNESCO incentiva discussões em torno da ESD ao organizar e participar de reuniões e eventos internacionais, assim como por meio da publicação de documentos-chave e instrumentos educativos para a implementação da EDS, como a título Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem e vídeos de EDS para crianças de 7 a 11 anos.

Saiba mais:

EDS e mobilização de jovens

A UNESCO também desenvolve um papel importante na mobilização de jovens em torno da EDS.

Neste vídeo, estudantes da iniciativa Mediadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), leem um texto do trecho da crônica “Saudade da Escola”, feita de forma colaborativa por estudantes da Escola Municipal Coronel Romão Gomes, de São Paulo-SP, em 2021, em meio a pandemia da COVID-19.

Série “Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola” (EDS na escola)

É importante que crianças e jovens sejam protagonistas da mudança de estilos de vida, contribuindo para criar uma cultura mais responsável e sustentável. 

A UNESCO Brasil e o Ministério da Educação (MEC) se uniram para produzir uma série inédita de materiais pedagógicos, a fim de divulgar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Agenda 2030 para estudantes  dos anos iniciais do ensino fundamental, faixa etária para a qual há poucos materiais educacionais sobre o tema.