<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 16:17:39 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Direitos humanos no Brasil

O Brasil, com suas acentuadas desigualdades sociais e econômicas, promove diversificadas ações destinadas à promoção e à defesa dos direitos humanos.

A discussão sobre os direitos humanos e as ações técnicas e políticas relacionadas a esse tema, têm mobilizado a mídia nacional e, consequentemente, elevado a consciência da sociedade brasileira sobre assuntos que são extremamente importantes para a promoção da cidadania e para o respeito a esses direitos.

Recentemente, têm sido constatados avanços na promoção dos direitos humanos. Porém, apesar desse trabalho considerável e inovador de promoção de tais direitos:

ainda não existe uma clara compreensão da universalidade e da indivisibilidade dos direitos humanos – civis, políticos, sociais, econômicos e culturais;
existe um número muito alto de pessoas que continuam a encontrar grandes dificuldades no exercício de sua cidadania e de seus direitos fundamentais.
A UNESCO acredita que somente pela mobilização de todos os atores direta ou indiretamente envolvidos, será possível contribuir para a promoção da cidadania, a consolidação da democracia, a promoção da igualdade, o acesso amplo à justiça e a garantia da segurança. Esses avanços são de importância crucial para que o Brasil construa e consolide uma cultura de direitos humanos e uma cultura de paz..

Principais Instrumentos legais internacionais:

2007 – Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas: edição especial com perguntas e respostas 
2006 – Convention on the Rights of Persons with Disabilities
2005 – Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos
1997 – Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos: da teoria à prática
1997 – Declaração sobre as Responsabilidades das Gerações Presentes em Relação às Gerações Futuras
1995 – Declaração e Plano de Ação Integrado sobre a Educação para a Paz, os Direitos Humanos e a Democracia
1995 – Declaração de princípios sobre a tolerância
1990 – Convention on the Rights of the Child
1948 – Declaração Universal dos Direitos Humanos

Educação em direitos humanos

A educação em direitos humanos é uma parte integral do direito à educação e está ganhando cada vez mais reconhecimento como um direito humano em si. 

O conhecimento sobre os direitos e as liberdades é considerado uma ferramenta fundamental para garantir o respeito pelos direitos de todos. O trabalho da UNESCO na área de educação em direitos humanos é orientado pelo Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos.

A educação deve envolver valores como paz, não discriminação, igualdade, justiça, não violência, tolerância e respeito pela dignidade humana. A educação de qualidade com base na abordagem dos direitos humanos significa que esses direitos são implementados ao longo de todo o sistema de ensino e em todos os ambientes educacionais.

Saiba mais:

 

Apoio aos direitos dos povos indígenas

A UNESCO está empenhada em proteger os direitos dos povos indígenas e em permitir que eles participem de maneira plena e igualitária nos âmbitos nacional e internacional. Em consonância com a Agenda 2030, que reconhece os povos indígenas como um grupo distinto e reconhece o papel que devem desempenhar nos esforços globais para construir um futuro melhor para todos. 

A política da UNESCO de colaboração com os povos indígenas orienta o trabalho da Organização e assegura que suas políticas, planejamento, programação e implementação sustentam a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Os povos indígenas representam 5% da população mundial, mas encontram-se entre os 15% mais pobres do mundo. Mundialmente, eles enfrentam uma série de desafios consideráveis, incluindo migração crescente, desvantagem educacional, pressão para assimilar culturalmente outros valores, realocação forçada, violência baseada em gênero e outras formas de discriminação, pobreza, bem como acesso limitado a serviços de saúde, emprego, serviços de informação e conectividade de banda larga.

Saiba mais