<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 16:13:00 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Recursos hídricos no Brasil

Os desafios no Brasil relativos à gestão de recursos hídricos não podem ser tratados isoladamente, devido às relações de causa e efeito existentes, como por exemplo: aumento da oferta e do acesso à água versus investimentos insuficientes em saneamento básico.

As autoridades brasileiras têm a expectativa que a UNESCO ofereça assistência e apoio técnico na implementação das recomendações aprovadas em fóruns nos quais a Organização lidera a mobilização de países. Em particular, o Programa Mundial de Avaliação da Água (World Water Assessment Programme – WWAP).

Desde 1975, promove estudos no âmbito do Programa Internacional Hidrológico (International Hydrological Programme  IHP) e conta com um significativo acervo técnico-científico na área de gestão de águas.

É importante ressaltar que a água representa prioridade para a UNESCO, e que todo apoio será dado a iniciativas relacionadas a esse tema, como o Escritório já vem fazendo há diversos anos, ao cooperar com as autoridades brasileiras da área. Todo o apoio é prestado a projetos.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado para chamar a atenção de todos sobre a importância da água. 

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução A/RES/47/193, de 22 de dezembro de 1992, que declarou o dia 22 de março de cada ano como o Dia Mundial da Água, a ser observados a partir de 1993, em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (United Nations Conference on Environment and Development – UNCED), incluída no Capítulo 18 (Fresh Water Resources) da Agenda 21. Os Estados-membros foram convidados a dedicar o Dia, como for apropriado a seus respectivos contextos nacionais, a atividades concretas como a promoção da conscientização, por meio da publicação e da disseminação de documentários e publicações, além da organização de conferências, mesas-redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos, bem como à implementação das recomendações da Agenda 21. 

Os danos ambientais e a mudança do clima estão levando a crises relacionadas aos recursos hídricos, que podemos perceber em todo o mundo. Inundações, secas e poluição da água se tornam ainda piores pela degradação da vegetação, do solo, dos rios e dos lagos. Quando viramos as costas aos nossos ecossistemas, estamos dificultando a todos que recebam água limpa para sobreviver e prosperar. 

 

Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (World Water Development Report – WWDR), é publicado anualmente com foco em diversas questões estratégicas sobre os recursos hídricos. É uma revisão abrangente que oferece um quadro geral do estado dos recursos de água potável no mundo, e visa a fornecer a tomadores de decisão as ferramentas sustentáveis a serem utilizadas para nossa água.

Por meio de uma série de avaliações, as edições do Relatório fornecem um mecanismo de monitoramento das mudanças nos recursos e na sua gestão, além de acompanhar o progresso rumo ao alcance de metas, sobretudo aquelas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, 2000-2015), e agora as definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, 2016-2030). As edições do WWDR também oferecem as melhores práticas, bem como análises teóricas profundas para ajudar a estimular ideias e ações para melhor gestão da água.

O desenvolvimento do WWDR, coordenado pelo WWAP, é um esforço conjunto das agências das Nações Unidas e outras entidades que compõem a ONU-Água, que trabalha em parceria com governos, organizações internacionais, organizações não governamentais e outras partes interessadas.

Além de normalmente ser publicada em inglês, francês e espanhol, cada edição do Relatório tem sido acompanhada por publicações associadas, também produzidas em outros idiomas, tais como o “Resumo executivo” e os “Fatos e dados”. Desde 2015, a Representação da UNESCO no Brasil, com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e do WWAP, tem produzido a edição em português dessas duas publicações associadas. 

Saiba mais:

WWDR 2020 – Água e mudança climática

A edição de 2020 do Relatório Mundial de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos World Water Development Report – WWDR 2020) intitulado “Água e mudança climática” visa a ajudar aos que trabalham na área de recursos hídricos a combater os desafios da mudança climática e a informar aos que trabalham na área de mudança climática sobre as oportunidades que a melhoria da gestão dos recursos hídricos oferece em termos de adaptação e mitigação dessa mudança.

Sustentabilidade da água doce

O acesso à água potável de qualidade para todos deve ser garantido e esses recursos devem ser gerenciados de maneira inteligente para o desenvolvimento sustentável, de acordo com as discussões ocorridas durante a Conferência Rio+20 (2012).

Expandir os serviços de água potável de qualidade e de saneamento diminuiria drasticamente a perda de vidas por doenças relacionadas com a água e aliviaria a escassez de recursos nos países em desenvolvimento. Elevar o suprimento de água e de saneamento também pode aumentar o nível da educação, permitindo que mais crianças e adultos compareçam à escola em vez de passarem horas a cada dia coletando água.  Isso também economizaria milhões de dias de trabalho, pois a perda econômica geral devida à falta de acesso à água potável de qualidade e ao saneamento básico.

Para tratar essa questão, será necessário fortalecer a educação, o treinamento, a capacitação e os esforços de conscientização a respeito da gestão sustentável de recursos de água doce. Exigirá também a ampliação da base de conhecimentos necessários para processos bem-informados de tomada de decisões quanto ao gerenciamento e ao consumo de recursos hídricos, bem como o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, que tratam dos riscos globais de maneira integrada e coordenada, incluindo aqueles relacionados à água.

Saiba mais: