<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 19:49:26 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Projeto Primeira Infância em Primeiro Lugar - PETROBRAS

Project name :

Projeto Primeira Infância em Primeiro Lugar

Budget :

500K$ - 1M$

Project duration :

04-11-2020

Location :

O Projeto Primeira Infância em Primeiro Lugar é uma iniciativa de desenvolvimento social da Petrobras em parceria com a UNESCO, que pretende aperfeiçoar as políticas públicas e os serviços socioassistenciais para a primeira infância (0 a 6 anos) e para gestantes. 

O projeto tem como meta qualificar representantes de 210 organizações da sociedade civil (OSCs), localizadas em 15 municípios, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e ao menos um município nos estados do Rio Grande do Norte e de Sergipe.

O projeto será desenvolvido em três etapas: 

  1. a primeira etapa tem o objetivo de identificar as boas práticas de OSCs com atuação na primeira infância.
  2. a segunda visa a reconhecer boas práticas voltadas a essa temática; e 
  3. a terceira etapa tem o objetivo de realizar uma avaliação externa do projeto.

Dentre os critérios para a seleção das localidades de ações do projeto, é necessário que já exista a presença de negócios da Petrobras no município e, simultaneamente, a presença de OSCs de assistência social que atuem junto ao público da Primeira Infância. Essa seleção será feita após a confecção do material didático do projeto, em 2021. 

Caso não seja possível completar as 210 OSCs nos 15 municípios, a iniciativa será ampliada para outras localidades. 

Em 2021, o projeto pretende oferecer:

  • Um curso presencial de 40 horas, dividido em 32 horas com conteúdos específicos sobre primeira infância e 8 horas sobre a adequação das organizações ao novo Marco Legal da Primeira Infância, nome pelo qual ficou conhecida a  Lei nº 13.019/2014
  • Um curso de ensino a distância, disponível por meio de uma plataforma digital na página do Ministério da Cidadania, com o mesmo conteúdo do curso presencial. 

Sobre as OSCs:

As OSCs reconhecidas pela assistência social executam serviços de caráter público. As OSCs têm papel complementar à atuação direta do Estado, por isso são consideradas como parceiras estratégicas e corresponsáveis no processo de garantia de direitos sociais. 

As normativas da política de assistência social permitem que OSCs de assistência social prestem alguns dos serviços, programas e projetos previstos dentro do conjunto de ofertas da política de assistência social. Elas podem receber recursos públicos ou obter recursos por outras fontes (doações, rendimentos financeiros, eventos etc.).

A  Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é formada por organizações da sociedade civil que desempenham funções da assistência social.