<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 03:03:42 Jul 05, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Construir a paz nas mentes dos homens e das mulheres

Editorial

A educação transforma vidas

Em época de tensões mundiais acirradas, quando os direitos humanos, a liberdade de expressão, a paz e o próprio futuro do planeta talvez pareçam mais ameaçados do que nunca, o poder transformador da educação é de importância crucial.

Na obra Educação: um tesouro a descobrir, o histórico relatório para a UNESCO elaborado em 1996 pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, Jacques Delors, então diretor da Comissão (de 1992 a 1996), referiu-se à educação como “a utopia necessária” e “um bem indispensável em sua tentativa de alcançar os ideais de paz, liberdade e justiça social”.

A educação foi considerada não como milagre ou magia, mas sim como a melhor maneira de propiciar uma atmosfera de melhorias para a humanidade, em que seria estimulado o rico potencial de aprendizado inerente a cada indivíduo.

A nossa humanidade enfrenta um paradoxo bastante estranho: a população mundial nunca foi tão instruída, mas, ainda assim, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS), em todo o mundo existem 263 milhões de crianças e jovens fora da escola, 617 milhões de crianças e jovens que não possuem as habilidades mínimas em alfabetização e matemática, pelo menos 750 milhões de adultos analfabetos e as meninas têm uma probabilidade maior do que os meninos de nunca pisar em uma sala de aula. No entanto, a educação ainda é importante para tratar das desigualdades, da pobreza, do terrorismo e dos conflitos. Ela é vista como uma das chaves para a cidadania global e para o desenvolvimento sustentável, dois dos campos de ação da UNESCO. A Organização também tem como mandato liderar a agenda mundial da Educação 2030, com um foco especial em não deixar ninguém para trás.

Com o título Educação: em busca de uma utopia necessária, O Correio da UNESCO avalia o estado da educação mundial e explora como ela responde aos principais desafios que nós enfrentamos.