<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 19:51:25 Mar 16, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Sítio Roberto Burle Marx passa a integrar a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO

27/07/2021
11 - Sustainable Cities and Communities

23º bem brasileiro a integrar a Lista do Patrimônio Mundial, Sítio é um laboratório de experimentações botânicas e paisagísticas que sintetiza a obra de Burle Marx

O Brasil acaba de receber mais um título de Patrimônio Mundial. Legado do paisagista brasileiro que criou o conceito de jardim tropical moderno, o Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) foi reconhecido por unanimidade nesta terça-feira (27/07), durante a 44ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Realizada em Fuzhou, na China, a reunião foi transmitida via internet para todo o mundo.  

 

Com a nova inclusão, o Brasil passa a ter 23 bens inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, registro dos bens considerados como portadores de valor universal excepcional para a cultura da humanidade. O SRBM foi reconhecido na categoria de Paisagem Cultural, na qual se enquadram bens que referenciam a interação entre o ambiente natural e as atividades humanas, resultando em uma paisagem natural modificada.  
 

A inserção do Sítio Roberto Burle Marx na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO significa reconhecer a dimensão internacional do criador do conceito de ‘jardim tropical moderno’, assim como a expressão de um acervo cultural e natural que possui mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e que cumpre o papel de transmitir, preservar, pesquisar e difundir a obra do paisagista, em interação permanente com a comunidade

Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto.

Localizado na Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), o sítio é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. Com a inclusão na Lista, cria-se também um compromisso internacional de preservação do local. Um dos próximos passos será a formalização de um plano de gestão para o Sítio e seu entorno, envolvendo diversas instituições governamentais e atores da sociedade civil. O plano mapeará riscos e apontará ações para minimizar possíveis ameaças ao valor universal excepcional do SRBM.