Visita Virtual ao Museu do Oratório - Português             Visita Virtual ao Museu do Oratório - Inglês            Visita virtual ao Museu do Oratório - Español            Visita virtual ao Museu do Oratório - Français                 libras_80
 
Escolha um idioma e navegue pelo museu
 

Congonhas cumpre um papel de destaque na história da arte ao abrigar um dos mais significativos conjuntos de arte colonial brasileira. Sua riqueza, portanto, vai além de valores materiais. Trata-se da combinação ímpar entre cultura, fé e expressão artística.

Apesar do ouro ter sido o chamariz para a ocupação desta região, assim como em outras cidades mineiras, a cidade se notabilizou pela vocação religiosa. Com a decadência da extração aurífera no século XVIII, teve início o chamado ciclo da peregrinação do Bom Jesus. Milhares de fiéis começaram a visitar a cidade para o jubileu em setembro na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos. A economia da cidade e até o sustento de algumas famílias passou a girar em torno da atração de romeiros e visitantes naquela época. Hoje, outros tipos de atividade alimentam a cidade, mas sua vocação turística e religiosa ainda se destaca.

O que há para ver:

Na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos e em seu entorno está um inestimável conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Outros grandes artistas do período colonial contribuem para a riqueza cultural do local, mas as famosas imagens esculpidas em pedra-sabão e em tamanho real que deram a alcunha municipal de “Cidade dos Profetas”.

Uma visita à cidade, no entanto, não pode limitar-se somente ao adro da igreja. É preciso entrar neste templo. Pinturas e esculturas no interior do santuário dão uma aula de arte colonial brasileira.  E, nas capelas do Jardim dos Passos, em frente à basílica, outras imagens esculpidas em cedro por Aleijadinho encantam em sua encenação da Via Sacra de uma maneira única e comovente. Por tudo isso, em 1985, este conjunto foi tombado pela UNESCO e transformado em patrimônio cultural da humanidade.

Além do conjunto da Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, a visita virtual inclui um passeio pela Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário e Museu da Imagem e Memória.

Como chegar:

Situada a setenta quilômetros de Belo Horizonte, Congonhas situa-se na Macrorregião de Planejamento I de Minas Gerais, denominada Central, segundo a nova regionalização adotada no Estado a partir de 1995. Tal área é formada por 13 microrregiões, localizando o Município na Microrregião de Conselheiro Lafaiete, constituída por 12 municípios.

De Belo Horizonte a Congonhas basta seguir pela BR040, sentido Rio de Janeiro.

O turista de São Paulo deve seguir pela BR381, sentido BH, até o trevo para Lavras. A partir daí a viagem prossegue pela BR265 até São João Del Rei. Neste ponto existem duas opções, praticamente com a mesma distância. A primeira é continuar na BR265 até Barbacena e de lá pegar a BR040 (sentido BH) até Congonhas. A segunda alternativa é entrar em São João e pegar a estrada para Conselheiro Lafaiete. O trajeto passa por Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas e São Brás do Suaçuí até chegar ao trevo de Murtinho, já na BR040. De lá são menos de 7 quilômetros até Congonhas.

Para o Rio de Janeiro o trajeto é todo pela BR040, passando por Petrópolis, Juiz de Fora, Barbacena e Conselheiro Lafaiete.

Quem vem do Espírito Santo segue pela BR262 até Rio Casca. De lá o percurso é pela MG329 para Ponte Nova. A partir daí a viagem continua pela MG262, passando por Mariana e Ouro Preto. Desta cidade pegar a Estrada Real até Ouro Branco. Para Congonhas são mais 16 quilômetros pela MG443.

Os turistas do sudeste de Minas (norte da Zona da Mata mineira) e norte do Rio de Janeiro devem seguir até Viçosa (MG). De lá pegar estrada asfaltada até Piranga (BR356). Nesta cidade há um pequeno trecho de estrada de terra. Depois o asfalto continua, passando por Catas Altas da Noruega, Itaverava e Conselheiro Lafaiete. De Lafaiete a viagem prossegue pela BR040, sentido Belo Horizonte, até Congonhas.


Visite o Santuário de Bom Jesus – Congonhas/MG:logo_congonhas02

Pça. da Basílica.

Terça a domingo: 7h às 18h (as janelas dos passos ficam abertas das 7h às 17h30).

Grátis.

Diretoria de Turismo – Setor de Informações Turísticas:

Alameda Cidade Matozinhos de Portugal 153 – Basílica

Tel: (0xx31) 3731-2077
Horário: de segunda a sexta, das 07 às 18 h. Sábados, domingos e feriados, das 08 às 17 h.