<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 19:47:50 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Implementação da Aliança de Megacidades para Água e Mudança Climática na América Latina e Caribe

Project name :

Apoio técnico e institucional à Adasa para a preparação do Fórum Mundial de Águas (2018)

Budget :

1M$ - 5M$

Project duration :

19-04-2016

Location :

Brasilia, DF,

Objetivo

O objetivo deste projeto é proporcionar apoio técnico e institucional para capacitar a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para trabalhar com o Governo do Distrito Federal na preparação, implementação, monitoramento e avaliação de soluções relacionadas à gestão da água em face das mudanças climáticas em megacidades na região da América Latina e Caribe. 

Sobre a Adasa

Por força da Lei 4.285/2008, a Adasa tem competências sobre as seguintes áreas: (I) recursos hídricos, compreendidos os diversos usos da água; (II) gás canalizado; (III) saneamento básico, que compreende: (a) abastecimento de água potável; (b) coleta e tratamento de esgoto sanitário; (c) drenagem e manejo de águas pluviais urbanas; e (d) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. A Adasa tem como missão institucional a gestão dos usos das águas e a regulação dos serviços públicos desse ente federado, com intuito de promover a sustentabilidade dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de energia e saneamento básico em benefício da sociedade.

Em relação à promoção da gestão sustentável dos recursos hídricos, a Lei 4.285/2008 esclarece que cabe à Adasa garantir o cumprimento dos objetivos da Política de Recursos Hídricos do Distrito Federal, instituída pela Lei Distrital nº 2.725/2001.

Entre os fundamentos da Política de Recursos Hídricos do Distrito Federal, destaca-se a preocupação do legislador em informar continuamente a comunidade sobre a situação dos recursos hídricos, no que se refere à disponibilidade e à qualidade da água, e em promover ações de educação ambiental e de conscientização sobre a importância da preservação, da conservação e do uso racional dos recursos hídricos. Os meios recomendados incluem campanhas veiculadas pelos meios de comunicação de massa, a inclusão de questões sobre recursos hídricos nos conteúdos curriculares do ensino fundamental, médio e superior, e a adoção de programas permanentes de formação de recursos humanos para tratar dos múltiplos aspectos da questão hídrica.

Nesse contexto que a Adasa tem o dever-poder de promover a educação científica, ambiental e sanitária da população nos assuntos de sua competência. Essa determinação tem sido observada regularmente, pois a Adasa vem promovendo atividades educacionais há mais de 10 anos. Desde a criação da primeira iniciativa, a Adasa ampliou muito seu papel no sentido de promover a educação junto a diversos públicos, por meio de programas e projetos voltados primordialmente para estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, além de contemplar a capacitação de profissionais. Entre essas iniciativas está a esse projeto desenvolvido pela Adasa em cooperação com a UNESCO.

Publicações

Educação como instrumento de regulação: as experiências da Adasa

O livro registra uma relação específica entre um órgão regulador, a Adasa, e a população, e mostra que a mediadora dessa relação é a educação. Quanto maior a contribuição do órgão regulador para informar e qualificar o conhecimento dos usuários sobre os serviços de que usufruem, mais o órgão regulador se beneficia da participação qualificada e bem informada desses usuários. Os efeitos do processo educacional são benéficos para os participantes, e os benefícios crescem de acordo com a intensidade da interação que tal processo propicia. Online.

Trilhas e caminhos para a sustentabilidade ambiental nas escolas do Distrito Federal: escolas sustentáveis

O livro voltado para o público infanto-juvenil apresenta um bom caminho para construir uma escola sustentável ao “formar cidadãos com habilidades para conhecer a si mesmo, ao próximo e ao planeta do qual faz parte; interagir com diversidades e aprender com a experiência; atuar com afeto, respeito, empatia e cooperação; desenvolver e envolver a vida, com saúde, justiça e beleza". Uma escola que prepara para a humanização. Online.