<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:27:51 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Construir a paz nas mentes dos homens e das mulheres

Circunavegação

Jornalismo: uma profissão perigosa

Ataques, intimidação e até assassinatos. Todos os dias, jornalistas de todo o mundo enfrentam sérios riscos e ameaças apenas por fazerem seu trabalho – reportar as notícias e levar informações ao público. 

Linda Klaassen
UNESCO

Ao longo da última década, um jornalista foi morto a cada quatro dias, em média. A cada ano, desde 2016, mais jornalistas foram mortos fora de zonas de conflito do que em países que atualmente enfrentam conflitos armados. Entre 2020 e o final de junho de 2021, foi relatado um total de 86 assassinatos de jornalistas em todo o mundo. 

A impunidade por crimes contra jornalistas ainda é predominante, com nove de dez assassinatos permanecendo sem punição. Contudo, o ano de 2020 registrou uma ligeira melhora, com 13% dos casos em todo o mundo relatados como resolvidos, em comparação a 12%, em 2019, e 11%, em 2018. Em muitos casos, a impunidade é resultado de obstáculos dentro do próprio sistema de justiça. 

Embora menos mulheres jornalistas estejam entre as vítimas de ataques fatais, elas são especialmente visadas por ameaças e assédio offline e online com base em gênero. A ocorrência desses ataques aumentou significativamente nos últimos anos. Jornalistas mulheres identificaram líderes políticos, redes extremistas e a mídia partidária como alguns dos maiores instigadores e amplificadores da violência online contra as mulheres, segundo o documento de debate da UNESCO,The Chilling: Global trends in online violence against women journalists, 2021, elaborado com base em um importante estudo interdisciplinar produzido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês).

No contexto da pandemia da COVID-19, os profissionais da mídia em todo o mundo também se sujeitaram a assédio, perseguição e detenção como resultado de seu trabalho de manter os cidadãos informados sobre a crise de saúde.

Fonte: UNESCO e o UNESCO Director-General's Report on the Safety of Journalists and the Danger of Impunity, 2020.

A publicação deste artigo marca o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, 2 de novembro


© UNESCO

© UNESCO

© UNESCO

© UNESCO

© UNESCO

© UNESCO

Leia mais:

Global toolkit for judicial actors: international legal standards on freedom of expression, access to information and safety of journalists, UNESCO, 2021

Jornalismo investigativo: contrariando as expectativas, O Correio da UNESCO, jul./set. 2017
Dawit Isaak: um símbolo da liberdade de imprensa que precisa ser libertado, O Correio da UNESCO, jul./set. 2017
Formação online de juízes para proteger jornalistas, O Correio da UNESCO, jul./set. 2017

Assine O Correio da UNESCO para artigos instigantes sobre assuntos contemporâneos. A versão digital é totalmente gratuita.

Siga O Correio da UNESCO: Twitter, Facebook, Instagram