<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 13:15:03 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Parceria global oferece curso sobre cobertura jornalística da vacina para COVID-19

19/03/2021

Jornalistas, comunicadores e verificadores de fatos de todo o mundo poderão realizar um curso massivo, aberto e online (Massive Open Online Course –MOOC) especializado, intitulado “Cobertura da vacina para COVID-19: o que os jornalistas precisam de saber”, de 29 de março a 25 de abril.

O curso interativo, que inicialmente será oferecido de forma gratuita em inglês, francês, português e espanhol, é uma colaboração conjunta entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Mundial da Saúde (OMS)e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin, cofinanciado pela União Europeia (UE). Após a conclusão, o curso também será disponibilizado em formato autodirigido em outras línguas..

A cooperação científica internacional e as vacinas criaram a esperança de que um futuro melhor está ao nosso alcance. Ainda assim, o sucesso das campanhas mundiais de vacinação depende da construção da confiança das pessoas e da garantia de que elas tenham acesso às informações de que necessitam. A mídia independente e profissional desempenha um papel fundamental neste processo. No entanto, para lidar com questões tão complexas, jornalistas e trabalhadores da mídia em geral precisam de conhecimento e experiência. É por isso que, trabalhando com nossos parceiros e com o apoio da União Europeia, a UNESCO tem orgulho de coorganizar este curso para garantir a cobertura profissional das vacinas para COVID-19.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO

O trabalho dos jornalistas nunca foi tão importante. Nós dependemos da imprensa para combater a desinformação, explicar a ciência e fomentar a investigação e o debate honestos. O seu jornalismo é importante. O trabalho árduo que você realiza todos os dias para aprofundar e acertar é importante. Uma imprensa dura e justa pode ser uma força poderosa para um mundo mais saudável, seguro e justo.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Pela primeira vez em 30 anos, o desenvolvimento humano global está retrocedendo devido aos impactos da pandemia COVID-19, com os mais pobres e vulneráveis sendo os mais atingidos. Com a implantação das vacinas, temos a oportunidade de apertar o botão ‘redefinir’ em direção a um futuro mais verde, mais inclusivo e mais sustentável. É fundamental que a cobertura da mídia seja feita com informações exatas e baseadas em evidências. Seja defendendo o acesso equitativo às vacinas ou lutando contra a desinformação, os jornalistas estão moldando o mundo de amanhã.

Achim Steiner, administratdor do PNUD

Os quatro módulos semanais do curso examinarão muitos dos aspectos desafiadores e em evolução do lançamento das vacinas, como a ciência por trás do desenvolvimento das vacinas já lançadas, bem como daquelas que estão sendo criadas, as políticas de aquisição e distribuição mundial de vacinas e as questões relativas a: equidade, hesitação vacinal, ativismo antivacinação, desinformação e informações falsas contra vacinas, imunidade populacional e variantes emergentes do vírus.

A inscrição para este curso online é gratuita, e os participantes podem escolher entre as quatro línguas: inglês, francês, português e espanhol.

Quando a pandemia se iniciou no ano passado, percebemos que os jornalistas tinham dificuldade para cobri-la por falta de especialização em assuntos de ciência e saúde. Então, com a ajuda da UNESCO, da OMS e do PNUD, nós rapidamente montamos um curso online gratuito que beneficiou milhares de jornalistas de todo o mundo. Agora que os jornalistas estão enfrentando novos desafios de cobertura da campanha mundial de vacinação em meio a sérios problemas de desinformação, estamos nos preparando para ajudá-los novamente com este curso massivo, em parceria com as mesmas três agências da ONU e com o apoio da União Europeia.

Prof. Rosental Alves, Cátedra UNESCO em Comunicação da Universidade do Texas em Austin

Quase 9 mil jornalistas de 162 países cursaram o MOOC anterior, intitulado Jornalismo em uma pandemia: cobertura da COVID-19 agora e no futuro, oferecido em maio de 2020 por meio da colaboração entre os mesmos parceiros e com o apoio da Fundação Knight. As versões autodirecionadas deste curso estão disponíveis em árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo.

Além disso, em 29 de janeiro de 2021, aconteceu um webinar com duração de três horas sobre a Cobertura da vacina para COVID-19: o que os jornalistas precisam de saber, organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em colaboração com a UNESCO e com a OMS, e financiado pela União Europeia. O webinar permanece disponível para ser assistido em árabe, chinês, espanhol, francês, hindu, inglês, português e russo. 

Para se inscrever no novo MOOC ou para saber mais sobre os cursos disponíveis e os recursos para a cobertura da pandemia da COVID-19, o desenvolvimento da vacinação e o combate à desinformação, consulte os seguintes links: