<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 12:50:53 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Campaign

Campanha da UNESCO, “O próximo normal”

10/06/2020

A campanha da UNESCO desafia nossas percepções sobre o que deve significar “voltar ao normal” na era pós-COVID-19.

Assista ao vídeo e compartilhe-o agora

e vamos construir juntos um normal melhor.

The next normal

Versão reduzida

Desastres e emergências não apenas lançam luz sobre o mundo como ele é. Eles também rasgam o tecido da normalidade. Pelo buraco que se abre, nós vislumbramos possibilidades de outros mundos.

Peter C. Baker, The Guardian

A UNESCO foi fundada após a Segunda Guerra Mundial, nascida da convicção de que esse conflito sem precedentes poderia dar origem a um mundo melhor e mais unido. Como as guerras começam nas mentes de homens e mulheres, é nas mentes de homens e mulheres que um mundo melhor deve ser construído, argumentaram os fundadores da Organização. A ideia deles é mais pertinente do que nunca, à medida que os países começam a emergir da crise global da COVID-19, que questionou nossas prioridades, nossos modos de vida e o funcionamento de nossas sociedades.

Pessoas de todo o mundo mostraram solidariedade durante a emergência de saúde e viram como uma forma aprimorada cooperação pode ajudar a construir um futuro melhor. No entanto, à medida que o mundo começa a emergir da pandemia, nós tendemos a esquecer as lições que aprendemos e “voltamos ao normal”, desconsiderando o custo daquilo que consideramos normal para o nosso ambiente, economia, saúde pública e sociedade.

A UNESCO está lançando uma campanha mundial que desafia a nossa percepção de normalidade. O vídeo de 2min e 20s não se baseia em argumentos complicados para demonstrar seu objetivo. Simplesmente apresenta informações factuais sobre o mundo antes e durante a pandemia. Colocados lado a lado, esses fatos convidam os espectadores a questionar suas ideias sobre o que é normal, sugerindo que, por muito tempo, nós aceitamos o inaceitável. Nossa realidade anterior não pode mais ser aceita como normal. Agora é a hora da mudança.

Como agência intelectual das Nações Unidas, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) acredita que a necessidade de mudanças duradouras deve se enraizar nos corações e nas mentes das pessoas em todos os lugares antes que se torne realidade.

A campanha faz parte de um esforço mais amplo da UNESCO para refletir sobre o mundo por vir, notadamente por meio da iniciativa do  UNESCO Forum, uma série de painéis de debates sobre o futuro da cultura e das indústrias culturais; da Futures Literacy Network, bem como do programa the Futures of education e das recomendações globais para ciência aberta e a ética da inteligência artificial. Essas são questões importantes nas quais a UNESCO começou a trabalhar muito antes de serem colocadas no centro do palco pela pandemia.

A UNESCO convida os líderes da mídia e os formadores de opinião a compartilhar a campanha “The Next Normal” (“O próximo normal”), criada pela agência DDB Paris, disponível a partir de 25 de junho de 2020.

Para saber mais, envolver-se e propor suas ideias para um Próximo Normal, visite os canais de mídia social da UNESCO, em:

 
 

 

Apoie o trabalho da UNESCO aqui

Esta campanha recebeu apoio das Open Society Foundations.

Para mais informações, entre em contato

Créditos

Promoção: UNESCO
Supervisões de promoção: Julien RAVALAIS-CASANOVA, Matthieu GUEVEL, Mehdi BENCHELAH

Agência: DDB Paris
Diretor executivo de criação: Alexander KALCHEV
Diretor de arte: Mickaël JACQUEMIN
Direitos autorais: Benoît OULHEN
Supervisores da Agência: Vincent LÉORAT, Mathieu BLIGUET, Olivier GUILLEROT
Planejamento estratégico: Cédric LEDOUX
Produção: DDB PARIS
Produtor: Quentin MOENNE-LOCCOZ
Música: "Faith, Hope, Fear & Falling in Love" by Clint MANSELL
Supervisor de música: Charles-Henri de Pierrefeu @ UNIVERSAL MUSIC PUBLISHING & Andrew KAHN and Erik SUTCH @ GOOD EAR MUSIC SUPERVISION
Som: MACHINE LONDON
Designer de som: Alex BINGHAL, Patch ROWLAND
Produção de som: Matej ORESKOVIC
Diretora de relações com a imprensa: Anne-Marie GIBERT