<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 08:27:48 Jun 25, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Programa Criança Esperança

Project name :

Programa Criança Esperança

Project duration :

10-09-2004

Location :

O Programa Criança Esperança, , uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO desde 2004, compreende uma mobilização social que busca transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os anos, uma grande campanha na mídia mobiliza os brasileiros a fazer doações para apoiar projetos sociais nas cinco regiões do Brasil. 

O Programa foi criado em 1986 pela TV Globo, o maior produtor audiovisual do Brasil, com alcance em praticamente todo o território nacional. São 5 emissoras e 117 afiliadas, em uma rede que fala todos os dias com 100 milhões de pessoas, em todas as telas. Beneficiando-se desse potencial, o Criança Esperança tem conseguido chamar atenção da sociedade para a causa da infância e aumentar a conscientização sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, o que permite também que a UNESCO dissemine áreas importantes do seu mandato.

O Criança Esperança é um dos programas sociais de maior visibilidade e reconhecimento do país, bem como um poderoso instrumento de comunicação para discutir temas importantes da agenda social brasileira.

Por meio de sua campanha anual de mobilização, arrecada recursos que são investidos em projetos sociais desenvolvidos por organizações da sociedade civil (OSCs) nas cinco regiões do Brasil. Com a participação de cidadãos e de grandes empresas, o Programa já apoiou mais de 5 mil projetos, o que beneficiou mais de 4 milhões de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em todo o país.

Durante a campanha anual, é produzido um show  ao vivo, transmitido em horário nobre na televisão e com grande audiência, no qual artistas e personalidades brasileiras participam de forma voluntária. O show sempre aborda um tema principal, como educação, direitos humanos, expressões culturais, entre outros. Tais temas são mantidos na pauta das questões prioritárias do país, com a contribuição do Criança Esperança, que é utilizado ao longo do ano como referência em telejornais, documentários e programas de entretenimento..

O Programa Criança Esperança:

  • Promove a inclusão social de grupos vulneráveis como jovens, afro-descendentes, povos indígenas e meninas.
  • Apoia iniciativas que funcionam como laboratórios sociais, visando inspirar políticas públicas para a juventude.
  • Estimula os jovens a completar seus estudos nos níveis da educação básica e da educação técnica e profissional.
  • Promove a participação e o engajamento da juventude.
  • Oferece atividades esportivas, de laser e inclusão digital.

O Programa apoia projetos que:

  • promovem os direitos humanos e a igualdade racial;
  • previnem a violência, o abuso sexual e a exploração de crianças e jovens;
  • priorizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sobretudo na redução da pobreza extrema e das desigualdades.

Nota de esclarecimento: