<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 01:39:49 Jun 30, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

 

A UNESCO produziu mensagens visuais, gráficas e nas redes sociais para combater a desinformação, lutar contra a discriminação, e promover melhores práticas.

The World Health Organization (WHO) has denounced the “massive infodemic” of disinformation and misinformation swirling amidst the COVID-19 pandemic as a driver of the crisis itself. In the current context, the impact of dis- and misinformation are potentially deadlier, and responses are at once more urgent and hold the promise of providing long-lasting effect.

At the outbreak of the COVID-19 pandemic, UNESCO produced visuals, graphics and social media messages to counter disinformation, fight discrimination, and promote best practices. Together, we can build more media literate and tolerant societies, and share verified information during the current crisis.

All these resources are open access and free to be used, downloaded and shared!

Mensagens gráficas sobre Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)

A UNESCO produziu uma série de mensagens gráficas sobre alfabetização midiática e informacional (AMI) e combater a desinformação. As mensagens estão disponíveis nas 6 línguas oficiais da ONU. Fique à vontade para fazer download e compartilhar essas mensagens para seus contatos!

Download de todos os infográficos (ZIP File): em árabe - chinês - inglês - francês - russo - espanhol.

Mensagens gráficas sobre ensino dos pais sobre AMI

Os pais/responsáveis também são professores. Essa realidade se intensificou em consequência da pandemia COVID-19. Os pais e os responsáveis podem explicar os eventos diários que ocorrem para as crianças e ajudá-los a entender as informações relacionadas. Os pais que têm conhecimento de mídia e informação (AMI) são aqueles com as competências necessárias para lidar com as ferramentas da AMI, que ajudam a desenvolver o pensamento independente e crítico das crianças sobre informações, conteúdo de mídia e uso da tecnologia. 

Acesse recursos simples que podem ajudar os pais e responsáveis a ensinar os aspectos essenciais do pensamento crítico a respeito das informações.  Faça download e compartilhe esses recursos de forma ampla!

Download de todos os infográficos (ZIP File): em chinês - inglês - francês - espanhol.

Mensagens gráficas para distinguir Fatos de Opiniões

Geralmente, as pessoas ficam confusas ao distinguir fatos de opiniões quando assistem às notícias. É vital ter uma noção de quais informações são factuais ou não durante uma crise de saúde. Esses recursos, na forma de infográficos, oferecem técnicas simples para ajudar as pessoas a navegar no fluxo de informações das notícias e online sobre a COVID-19. Siga-nos em MIL CLICKS da UNESCO para obter mais desses recursos úteis de aprendizagem.

Download todos os infográficos (ZIP File): em chinês - inglês - francês - espanhol.

Campanha #DontGoViral #ShareInformation

A UNESCO, em parceria com a Innovation for Policy Foundation (i4Policy), lançou uma campanha online para coletar conteúdo local com  licença aberta para informar comunidades de toda a África sobre a COVID-19. A campanha abordará a necessidade urgente de garantir o acesso a informações relevantes para a cultura e com licença aberta nos idiomas africanos locais, a fim de facilitar a conscientização sobre como mitigar a disseminação da COVID-19 no continente.

Faça download das imagens abaixo! E também do vídeo de lançamento da campanha, em inglês e em francêsdisponível no canal do YouTube da UNESCO.

Mensagens visuais para redes sociais

A UNESCO tem produzido mensagens sobre desinformação em seus canais de mídias sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Encontre-as aqui, fique a vontade para compartilhá-las com seus contatos!

Iniciativas pelo mundo

Cairo, Egito

A UNESCO no Cairo, em estreita colaboração com a OMS , a UNIC e os parceiros governamentais (UNESCO Egyptian NATCOM) tem desenvolvido mensagens de serviço público em resposta à COVID-19. Essas mensagens buscam combater informações incorretas e a desinformação, promover a tolerância e a solidariedade social, bem como encorajar o públio a buscar e seguir as orientações fornedicas pela OMS e canais oficiais.

Encontre-as aqui, fique à vontade para fazer download e compartilhá-las com seus contatos!

Beijing, República Popular da China

A UNESCO se opõe a qualquer forma de discriminação, racismo e xenofobia na resposta à pandemia! Um grande número de casos de sentimentos anti-chineses / asiáticos tem sido relatado em todo o mundo. Em resposta, a UNESCO em Beijing lançou a campanha “Life Our Voice to End Xenophobia around COVID-19!”n.

Encontre todas as informações sobre a campanha aqui.